Gestão de ativos facilitada: mau funcionamento na rede elétrica pode ser previsto?

No setor elétrico, a eficiência operacional e a confiabilidade da rede são cruciais para garantir o fornecimento contínuo de energia elétrica. Uma falha em um transformador pode resultar em interrupções indesejadas e impactos negativos para os consumidores, bem como os deslocamentos não planejados da equipe. Por isso, um dispositivo eletrônico capaz de monitorar o desempenho, transmitir sinais a longas distâncias e antecipar o mau funcionamento de transformadores traria redução de custos, beneficiando manutenções preditivas e preventivas e reduzindo perdas.

Os benefícios de um dispositivo revolucionário como esse são mensuráveis e seu impacto é transformador na gestão de ativos do setor elétrico. Entenda os benefícios e conheça o Telik Trafo Lite.

 

Confiabilidade na rede elétrica

Um dispositivo capaz de informar a condição de operação do transformador proporciona um nível de inteligência e previsibilidade sem precedentes para as concessionárias de energia. Ao receber sinais indicativos de problemas, as empresas podem agir de forma proativa, tomando medidas corretivas antes que ocorram falhas catastróficas.

Isso resulta em uma melhoria significativa na confiabilidade da rede elétrica, reduzindo as interrupções no fornecimento de energia.

 

Manutenção de transformadores otimizada e redução de substituição de equipamento

As manutenções preditivas e preventivas são capazes de reduzir a necessidade de substituição de transformadores. Mesmo a troca de ativo programada, prática comum da operação no setor elétrico pode ser revista a partir do monitoramento contínuo do desempenho dos transformadores.

Muitas vezes, manutenções e substituições são baseadas em cronogramas fixos ou idade dos equipamentos, o que pode resultar em substituições prematuras ou manutenções desnecessárias.

Com um dispositivo capaz de informar em tempo real alguma condição divergente de operação, as concessionárias de energia tem dados para tomar decisões mais informadas e precisas. Isso permite uma alocação mais eficiente de recursos, reduzindo custos operacionais e prolongando a vida útil dos equipamentos.

Por meio das informações de gerenciamento é possível ter uma rede otimizada, com equipamentos operando de acordo com a demanda local, resultando em um aumento da vida útil dos equipamentos, uma vez que não devem operar em condição de sobrecarga.

 

Custo reduzido e eficiência aprimorada

As falhas de transformadores trazem custos substanciais associados, incluindo reparos de emergência, substituições urgentes e perdas de receita devido a interrupções no fornecimento de energia. A conta fica ainda mais pesada quando considerado o valor de um novo transformador e da equipe alocada para substituição.

Com um dispositivo de antecipação de funcionamento errôneo, esses custos podem ser significativamente reduzidos. A capacidade de detectar problemas iminentes e tomar medidas preventivas permite que as concessionárias de energia evitem despesas não planejadas e minimizem o tempo de inatividade. Além disso, a otimização da manutenção resulta em uma melhor utilização dos recursos, aumentando a eficiência operacional e a rentabilidade.

 

Segurança dos trabalhadores da rede elétrica e para os consumidores

As falhas em transformadores podem levar a situações perigosas, oferecendo riscos para os trabalhadores e o público em geral. Para os consumidores também há riscos quando é necessário interromper vias de tráfego para a manutenção quando há interrupção do fornecimento.

Ao antecipar o mau funcionamento, o dispositivo de monitoramento à distância permite que medidas de segurança sejam tomadas antecipadamente, evitando acidentes graves e protegendo vidas. Os trabalhadores podem ser alertados sobre possíveis problemas para que realizem serviços de verificação e manutenção com maior segurança.

Identificar precocemente a possibilidade de falhas reduz o risco de explosões e danos físicos, protegendo a segurança de todos os envolvidos.

 

Como realizar o monitoramento de transformadores da rede elétrica

Capaz de transmitir sinais a longas distâncias e antecipar o mau funcionamento de transformadores, Telik Trafo Lite é uma solução com potencial de revolucionar o setor elétrico.

Além de todos os benefícios mencionados, como aumento da segurança e redução de custos, o dispositivo utiliza o protocolo de comunicação LoRa, que transmite sinais à longas distâncias e com baixo consumo. A bateria do equipamento pode durar até 10 anos conforme o contexto da aplicação.

Essa inovação tecnológica traz benefícios para as concessionárias de energia, para fabricantes de transformadores, para equipes de manutenção da rede elétrica e para os consumidores, promovendo um setor elétrico mais eficiente, confiável e seguro.

Conheça o dispositivo que vai transformar a distribuição de energia: clique aqui para saber mais sobre o Telik Trafo Lite.

 

Leia mais:

3 problemas causados pela queima de CLP’s e como evitá-los

5G em produtos IoT: necessidade ou capricho?

Data logger em estação meteorológica: em mais de 30 usinas fotovoltaicas, a Bulbe Energia usa FieldLogger