Mitos e Verdades sobre a Indústria 4.0

Vivemos uma época de grandes transformações no segmento industrial, com a digitalização do chão de fábrica chegamos ao nível de Indústria 4.0. A forma como as empresas compram, produzem, distribuem e vendem seus produtos é cada vez mais dinâmica e tecnológica.

Desde a Primeira Revolução Industrial, no século XVIII, até os dias de hoje, a automação de processos tem os mesmos objetivos: aumentar produtividade, reduzir erros e desperdícios, fornecer subsídios mais confiáveis para a tomada de decisão. A questão é que, com o salto tecnológico que a Indústria 4.0 está trazendo, todos esses benefícios foram extremamente potencializados.

Mas, como tudo, é preciso ter cuidado e planejamento para embarcar na onda da indústria 4.0. Muitas empresas não começam da maneira correta, falham e não conseguem comprovar o valor das novas tecnologias. É preciso se questionar quanto aos benefícios e prejuízos que sua incorporação trará para esta era da produção.

Afinal de contas, o que é mito e o que é verdade sobre a quarta revolução industrial?

Conheça alguns deles e avalie se você está preparado para fazer a mudança da melhor maneira possível.

Mito: as novas tecnologias são muito caras

Este é um pensamento muito antigo e é resultado de uma confusão entre investir e gastar dinheiro. A ideia de que novas tecnologias têm preços inviáveis era muito presente na época de lançamento das TVs de tela plana, DVDs, tablets e smartphones, mas com o planejamento adequado, ninguém irá à falência por investir na Indústria 4.0.

Os maiores investimentos em tecnologia, ou seja, aqueles feitos em robótica avançada, também terão custo-benefício a favor da inovação, já que os custos de mão de obra estão cada vez maiores, enquanto o preço das soluções tecnológicas diminui.

Verdade: a indústria 4.0 promove um melhor aproveitamento dos recursos

Lean Manufacturing é um conceito que defende a ideia de eliminar qualquer tipo de desperdício para aumentar a produtividade e otimizar processos. Ou seja, a ideia é utilizar ao máximo os recursos disponíveis (pessoas, materiais, equipamentos, máquinas, etc). Não é uma ideia nova, mas a indústria 4.0 permite que ela seja efetivamente colocada em prática, pois graças à tecnologia, há um volume de dados muito grande, o que permite aplicar processos de melhoria contínua em busca de uma otimização quase perfeita.

Mito: a indústria 4.0 só pode ser adotada por grandes multinacionais

Ainda que as pequenas empresas demorem mais para adotar a quarta revolução industrial – e isso pode ocasionar alguma perda de competitividade, já que não dispõem dos recursos e nem da mão de obra especializada para trabalhar com esses sistemas – já existem empresas (em sua maioria, startups) que nascem com a tecnologia no seu DNA. Essas empresas podem ocupar nichos inteiros do mercado e substituir aquelas que não possuem estrutura para inovações tecnológicas.

Verdade: a indústria 4.0 trará agilidade e autonomia aos processos

Diante de um consumidor cada vez mais exigente, a velocidade da linha de produção é um dos fatores que pode levar uma indústria ao sucesso ou às ruínas. Nessa era de extremo imediatismo, sai na frente quem investir em tecnologias que diminuam o tempo de produção sem aumentar os custos ou perder a qualidade do produto final.

Por meio da digitalização, também é possível acelerar o desenvolvimento de pessoas, ampliando a segurança no dia a dia do empregado ou, ainda, suprindo escassez de mão de obra em rotinas específicas por meio da automação. Há espaço para o desenvolvimento de tecnologias de análise em tempo real, consumindo menos reagentes, mão de obra e outros recursos. Ao mesmo tempo, pode automatizar o processo de controle de qualidade, análise de riscos e investigação de desvios.

Mito: a revolução tecnológica provocará desemprego generalizado

A aplicação de novas tecnologias e robôs cada vez mais inteligentes levantou a discussão sobre como humanos serão substituídos, gerando uma onda de desempregos. Um relatório publicado pelo Fórum Econômico Mundial estima que cerca de 75 milhões de empregos deverão desaparecer em vista das novas tecnologias. Por outro lado, 133 milhões de novas vagas poderão surgir até 2022 em todo o mundo, oriundas das mesmas inovações. É um cenário positivo, uma vez que as novas tecnologias são atrativas e ajudarão a implementar tarefas mais desafiadores e diversificadas, focando na comunicação interpessoal, na criatividade, na resolução de problemas e no aumento das habilidades.

Verdade: a indústria 4.0 é mais segura para os trabalhadores

O fator humano também é central na Indústria 4.0. O setor costuma sofrer bastante com acidentes, indenizações e processos trabalhistas. A tecnologia pode ser um grande diferencial para prevenir esse tipo de problema. Novamente, a solução está no volume de dados: eles auxiliam em uma melhor gestão de manutenção e maior controle sobre as atividades realizadas pelos colaboradores.

Porém, é importante ter em mente que nenhuma tecnologia trará bons resultados se não houver uma equipe capacitada para operá-la. Os profissionais da indústria 4.0 precisam se reinventar: será cada vez mais necessário ter habilidades analíticas e de interpretação de dados. Além disso, é preciso contar com um time que se adapte facilmente e que aprenda rápido, já que as inovações estão em constante mudança e sempre há uma novidade no mercado.

Existem alguns passos básicos, mas muito importantes para auxiliar no sucesso da sua operação.

Veja como se adaptar à Indústria 4.0

  1. Crie um Planejamento Estratégico: Implementar o conceito de Indústria 4.0 requer planejamento. Estude muito bem quais são os principais problemas que sua empresa enfrenta, pesquise diferentes tecnologias que podem ser adotadas e faça um plano a longo prazo, para aos poucos ir modernizando todo o negócio.
  2. Faça Projetos Pilotos: Por mais atrativo que seja experimentar as novidades da nova revolução industrial, tenha os pés no chão. Como são tecnologias de alto custo requer investimentos, a maioria das empresas de tecnologia que oferecem soluções para a Indústria 4.0 permite a realização de projetos pilotos. Aproveite para começar pequeno, fazer testes e analisar os primeiros resultados.
  3. Torne-se um fanático por dados: O alto volume de dados é a base da Indústria 4.0. Porém, de nada adianta você ter milhões de dados à disposição e não os analisar e tomar decisões importantes a partir deles. Portanto, não tenha medo de mergulhar nos dados, estudar e basear todas as suas ações a partir dos caminhos que eles indicarem.

Como podemos ver, a indústria 4.0 conecta todas as partes da sua operação e pode determinar como fazer o melhor uso dos recursos, além de detectar falhas antes que elas aconteçam. São tecnologias capazes de promover melhoria contínua e fornecer dados precisos para que os executivos possam analisar e tomar decisões. Com dedicação, estudo e planejamento, você pode adotar as novas tendências no seu chão de fábrica e garantir o sucesso de sua operação!

 

Leia também:

10 passos para ter uma fábrica de alta eficiência