Você sabe de tudo que acontece no seu chão de fábrica? Confira dicas para não deixar passar nenhum detalhe

Sabemos que um gestor atento precisa de acesso às informações para tomar decisões mais assertivas em menor tempo. Em tempos de alta competitividade entre as empresas, cada segundo pode ser uma vantagem sobre a concorrência. 

Existem diversas formas de acompanhar de perto os detalhes na sua empresa, mas alguns sistemas se destacam por sua grande usabilidade e eficiência no chão de fábrica. É o caso do MES (Manufacturing Execution System — ou Sistema de Execução de Manufatura, em tradução livre). Os MES têm como principal objetivo é gerar informações em tempo real sobre os sistemas produtivos, de modo que regras sejam seguidas e que todas as etapas sejam otimizadas, até que o produto chegue ao consumidor final. 

Um chão de fábrica sem otimização pode trazer problemas a sua companhia, com a perda de produtividade de operadores e máquinas, a impossibilidade para medir o custo e o tempo de produção dos seus produtos, a dificuldade em localizar ordens de produção no chão de fábrica e, é claro, a ausência de controle da produção diária. 

Entretanto, são inúmeros os benefícios trazidos para quem adota uma boa gestão do chão de fábrica, tais como a possibilidade de fazer planejamentos, analisar a produção  de forma inteligente, avaliar os recursos mais sobrecarregados e mais ociosos da fábrica e até mesmo estabelecer políticas de premiação de funcionários. 

Existem perguntas importantes que devem ser feitas por todo o gestor, para saber o quanto ele conhece seu domínio e quais medidas devem ser adotadas para evitar problemas.

Sobre o seu chão de fábrica 

  • Você sabe quantas peças cada máquina produz por hora? 
  • Você sabe das horas disponíveis, quanto tempo a máquina está produzindo e quanto tempo ela fica parada? 
  • Você tem controle de cada etapa do processo produtivo e sabe quando cada operação é finalizada e o tempo real de produção? 

Caso você não tenha todas as respostas, é muito provável que exista espaço para melhorias na sua empresa. 

Com um controle do chão de fábrica em tempo real, sua indústria consegue atender as perguntas acima e fica muito mais preparada para crescer ou superar tempos de crise. A boa gestão do chão de fábrica traz diversos benefícios para uma indústria e pode salvar a sua empresa de fazer investimentos ruins. 

 

 Leia também:

Mitos e Verdades da Indústria 4.0

10 passos para ter uma fábrica de alta eficiência