4 produtos do dia a dia que passam por tratamento térmico e você não sabia

Filmes de época e seriados fantasiosos criaram uma imagem popular do tratamento térmico ao mostrar ferreiros moldando ligas metálicas na fabricação de armas. A elevação da temperatura seguida por um resfriamento em água era um processo comum há muitos séculos para conferir maior dureza ao ferro que dava origem a espadas.

Hoje em dia esse tipo de tratamento, em sua versão modernizada e automatizada, faz parte de inúmeros processos de manufatura ou beneficiamento de materiais. O processo de aquecimento é capaz de conferir propriedades como, entre outras, resistência ao desgaste, usinabilidade, dureza, alívio de tensões que podem ocasionar quebras, maleabilidade para diferentes materiais.

Conheça alguns dos produtos e equipamentos de uso cotidiano que recebem calor por tempo e temperatura determinados para garantir propriedades necessárias para sua eficiência:

 

Cinto de segurança

Item obrigatório em todos os carros, caminhões e também em aviões, cintos de segurança automotivos, quando utilizados corretamente conforme as leis de trânsito, reduzem os danos causados aos motoristas e passageiros em caso de acidentes. Uma curiosidade interessante é que o cinto de três pontos, modelo mais comum em automóveis, reduz o cansaço ao dirigir por períodos prolongados se comparado ao não uso do equipamento por pressionar que a postura do condutor fique mais ereta.

De acordo com o Instituto de Segurança no Trânsito, um veículo a 50km/h quando se choca pode lançar uma pessoa de 70kg com a força de 2450 kg. As partes metálicas que prendem no encaixe ao lado do assento passam por tratamento térmico para obter a dureza e a resistência necessários em caso de impacto, protegendo as pessoas dentro do veículo.

Cristais e pedras semi-preciosas

Ametistas, rubis e safiras são apenas algumas das pedras que recebem tratamento térmico como parte do seu beneficiamento antes de se tornarem comercialmente interessantes. Aplicando calor, as cores das pedras sofrem alterações que podem ser apenas a intensificação da nuance de cor original ou mesmo uma mudança para outras tonalidades.

O aquecimento a uma temperatura específica seguido do resfriamento também é capaz de tornar mais cristalinas pedras turvas com baixo valor comercial.

Lentes de contato e lentes para óculos

Produzidas com uma composição de polímeros, as lentes de contato e lentes corretivas para óculos recebem tratamento térmico para serem moldadas. As peças precisam atingir a temperatura vítrea, que as torna maleáveis o suficiente para que sejam formatadas com a curvatura desejada.

Panela de pressão

Para além do metal do corpo da panela e dos componentes plásticos do cabo e válvula, a tira que assegura a vedação e garante a pressão necessária para elevar a temperatura da água além dos 100º C é composta por borracha de silicone (elastômero). No processo de fabricação, as borrachas com essa composição passam por tratamento térmico de vulcanização, adquirindo propriedades diferentes conforme o processo em si e de acordo com o tamanho da cadeia de átomos de silício e oxigênio.

Mudanças de temperatura precisam ser monitoradas

Fica evidente que o tratamento térmico faz parte do processo de inúmeros itens de uso diário. Plásticos, vidros, cerâmicas e, claro, metais que usamos para as refeições, todos passam por fornos industriais, matrizes e fôrmas antes de sair de uma planta industrial para os estoques de lojas físicas e virtuais.

A garantia da qualidade e a confiabilidade desses materiais depende de tratamento adequado e bem feito, em fornos eficientes e com controle de temperatura adequados. A melhor forma de garantir a qualidade do produto final é controlando e medindo com precisão, uma das especialidades da NOVUS.