Precisão foi determinante para fabricante de maquinário para cervejarias adotar controladores NOVUS

O segmento cervejeiro está em grande ascensão no Brasil. Nos últimos 10 anos, a produção de cerveja no país saltou de 8,2 bilhões para 13,4 bilhões de litros anuais, um aumento de 64%, segundo dados do Sistema de Controle de Produção de Bebidas da Receita Federal. E é claro que este crescimento também se reflete no setor de cervejas artesanais, que hoje ocupa 5% do mercado, com previsão de dobrar o número de vendas nos próximos cinco anos.

O crescimento do mercado cervejeiro ampliou a busca por instrumentos de qualidade, capazes de garantir que todas as etapas da fabricação acontecessem da melhor forma possível e com a maior precisão.

Case de sucesso: precisão no controle de temperatura da cerveja

A Heis Industrial, com sede em Guarapuava/PR, fabrica máquinas para a indústria de bebidas, principalmente para o mercado de cervejas, tais como moinhos para malte, tanques de fermentação e mosturação e cozinhas de brassagem.

O controle apurado de temperatura é essencial na produção cervejeira. Pensando nisso, desde 2020, a empresa incorporou os controladores da NOVUS em seus produtos, oferecendo ainda mais precisão aos seus clientes.

Os produtos mais utilizados pela Heis são os controladores N1200 , N1030 e N1040. As particularidades de cada um destes produtos atende às necessidades do múltiplo portfólio da empresa paranaense.

O N1200, um controlador de processos PID de alto desempenho, atende às aplicações mais complexas. Ele é capaz de dar uma resposta rápida, e permite a execução de perfis personalizados de rampas e patamares para temperatura, com a programação de até 20 receitas de usuário ou até 180 segmentos. Este detalhe é essencial na fabricação de cervejas, cujo processo passa por diversas temperaturas.

Já o N1030 também oferece ação PID de alto desempenho, mas devido ao seu tamanho compacto – apenas 35mm – pode ser utilizado também em casos onde o espaço é reduzido.

O N1040 é um controlador desenvolvido para aplicações que pedem um produto de alta precisão com uma boa relação custo x benefício. Assim como o N1030, também é bastante compacto. Além disso, seu sistema de conexão elétrica possibilita uma instalação mais ágil e facilitada.

Segurança que agrega valor ao produto final

Entretanto, o grande diferencial dos controladores da NOVUS, crucial na escolha da Heis, foram a robustez e confiabilidade oferecida pelos produtos. O controle preciso oferecido pelos produtos da NOVUS tem impacto direto no processo de produção de bebidas, garantindo mais exatidão e controle muito mais afinado, agregando valor nos produtos desenvolvidos pela Heis.

A empresa relatou que antes do uso de controladores da NOVUS em suas máquinas, havia um grande número de problemas identificados pelos clientes. Em pouco mais de um ano utilizando NOVUS, a Heis identificou apenas uma inconformidade com um cliente, o que indica um grau de confiança muito maior e redução de custos de manutenção.

A facilidade de assimilação e uso dos controladores por parte dos técnicos nas indústrias de bebidas também foi apontado como fator determinante para adotar as soluções NOVUS. Por vezes, alguns processos não tinham resultados satisfatórios simplesmente por imperícia do operador – problema sanado com o N1030, N1040 e N1200, que são de fácil configuração e uso.

E é assim que a parceria entre NOVUS e Heis está garantindo uma cerveja de melhor qualidade na mesa dos consumidores e nenhuma dor de cabeça para o fabricante. Saúde!