NOVUS amplia seu OEE em 10% com novo produto

Quer garantia maior de qualidade do que quando o fabricante usa o próprio produto e obtém números excelentes? Foi o que aconteceu com a NOVUS, que testou o novo DigiRail OEE nas suas próprias linhas de produção. O resultado foi um sucesso: no período de 12 meses, houve um aumento de 10% no OEE (Overall Equipment Effectiveness), o índice utilizado na indústria para medir a eficiência.

Desde a construção de sua nova sede em Canoas/RS, a NOVUS tem aplicado soluções 4.0 no seu sistema produtivo. Era necessária uma solução especializada, capaz de proporcionar, em tempo real, a visibilidade e eficiência dos processos de manufatura.

O problema

Apesar de a NOVUS possuir uma cultura forte de melhoria de processos, antes de 2020 muitos dados ainda não eram coletados de forma automática e imediata. As tradicionais planilhas em Excel e a dependência do apontamento por parte dos operadores não atendiam às necessidades na velocidade e precisão necessários. A frequência nas análises dos números das linhas de produção era semanal, o que acabava prejudicando a tomada de decisão mais imediata.

A solução: automação dos dados

Em agosto de 2020, o DigiRail OEE, módulo de I/O para aplicações IoT projetado para sistemas industriais, estava em fase de testes e foi instalado na LINHA 1 da fábrica da NOVUS. Após a validação do sistema, o DigiRail OEE foi aplicado às demais linhas. Atualmente, são 5 dispositivos em funcionamento na NOVUS, trazendo melhorias que se refletem também na qualidade do trabalho oferecido.

Hoje, é possível saber em tempo real quando há parada de linha, bem como acompanhar a performance e o índice de qualidade. A análise, que antes era semanal, passou a ser diária e imediata. Sempre que um desvio, como uma linha parada, baixa performance ou alto índice de falhas, é identificado, é possível atuar imediatamente e mitigar o problema, consequentemente melhorando o índice de OEE.

Os resultados do OEE em tempo real

No período entre agosto/2020 e agosto/2021, foi possível observar na Linha 1 – a primeira contemplada com o OEE – uma evolução na casa de 10% em OEE. A Linha SMD, por sua vez, possui a medição de OEE desde novembro de 2020. Por se tratar de uma linha com o processo mais automatizado, onde o tempo de setup é sempre muito relevante, foi possível alcançar um novo patamar de tempo de setup, com redução de aproximadamente 30% deste tempo.

Com o uso do DigiRail OEE nas linhas de produção, a informação se tornou imediata e precisa. Todos os dados são coletados de forma automática e todos da NOVUS podem acessar estas informações em tempo real, se necessário. Com os processos produtivos bem mapeados, com dados confiáveis e em tempo real, foi permitido o aprimoramento da melhoria contínua dos processos, evitando paradas desnecessárias de linha, modos de falha de qualidade, taxas de produção incorretas e baixas performances.

Os DigiRail OEE em uso na NOVUS operam juntamente com o sistema LIVEMES, da HarboR um MES (Manufacturing Execution Systems), sistema de controle automatizado projetado para gerenciar o trabalho.

O uso do DigiRail OEE em suas próprias linhas de produção, conferiu à NOVUS maior efetividade no acompanhamento e tratamento das ações corretivas; assim como melhorado o sincronismo entre planejamento e operações no chão de fábrica. A empresa consegue vivenciar, na prática, as facilidades de uma implementação de tecnologias 4.0 na manufatura, criando no seu chão de fábrica o ambiente ideal de conectividade entre equipamentos e processos de forma confiável e robusta.

E o futuro?

A maturidade dos processos, somada ao conhecimento e agilidade das equipes internas, permitiu à NOVUS acompanhar a evolução e manutenção do seu índice OEE acima de 80%, níveis considerados históricos pelos gestores. Com os resultados plenamente satisfatórios alcançados até aqui, existe a certeza de que será possível chegar a maiores níveis de integração entre sistemas e seguir com projetos desafiadores, rumo a uma produção mais autônoma.

Quer saber cada detalhe dessa história e descobrir tudo que o DigiRail OEE pode fazer nas suas linhas de produção?

Assista o nosso webinar “Por que utilizar a medição OEE na sua planta fabril?”, que contou com a participação de especialistas de nosso time e da HarboR!

Ou clique aqui para assistir direto em nosso canal do YouTube.

Colaboraram com esse texto Murilo Silveira Fernandes, supervisor de Produção e Processos, e Ronaldo Perotto, diretor de Operações da NOVUS Produtos Eletrônicos.

 

Leia mais:

Como minimizar os riscos em sistemas de distribuição ou tratamento de água

Linha de SSR da NOVUS tem certificação da Underwriters Laboratories

Conheça o controlador modular inédito no mercado mundial: N20K48

 

RECEBA NOSSA NEWSLETTER MENSAL, CLIQUE NO LINK ABAIXO: