Você sabe quanto custa a hora da sua máquina parada? A NOVUS pode te ajudar a entender!

Um bom gestor industrial sabe que máquina parada é sinal de prejuízo à vista. O bom desempenho e a máxima longevidade dos equipamentos são prioridade para indústrias de qualquer porte. Nesse sentido, o acompanhamento e a manutenção de seu maquinário são essenciais para o melhor aproveitamento e a durabilidade de cada aparelho.

É claro que nem sempre a linha está parada porque algum equipamento estragou. No caso dos operadores, existem momentos como a troca de turno ou ginástica laboral, por exemplo, que resultam em recursos de produção parados. Quando a parada é prevista, sem problemas, pois a capacidade de produção foi calculada considerando o tempo das paradas, mas e quando é uma parada emergencial? E mais, e quando essa parada ocorre enquanto a indústria está operando no limite da capacidade para atender um pedido com o prazo apertado?

Custo hora de uma máquina parada

Para entender como o custo da máquina parada ou defeituosa pode inclusive superar o custo da manutenção, precisamos conhecer como se forma o custo horário. Assim, fica fácil compreender por que ter um bom planejamento de manutenção é muito mais vantajoso do que esperar o surgimento de falhas!

O custo horário é formado de itens como custo de propriedade, depreciação, alojamento e seguros, administração, manutenção, material rodante, combustível, manutenção, mão de obra de operação. Maximizar as horas trabalhadas de seus equipamentos é uma meta de todo gestor.

“Disponibilidade” é um dos três índices que compõem o OEE (Eficiência Geral de Equipamento ou Máquinas) e sua importância é tão grande que, se não existe disponibilidade, não existe nem desempenho e nem qualidade, afinal, um recurso indisponível não é capaz de produzir!

Além de a indisponibilidade acabar com o OEE de um recurso específico, pode impactar no OEE global da indústria, uma vez que esse recurso pode ser um gargalo em uma linha de produção.

Não é tarefa fácil estimar um custo exato das paradas, até porque cada empresa tem um produto diferente, com custos diferentes, mas podemos citar os principais impactos:

• O custo da queda na produção, que resulta em menos produtos expedidos;
• O custo da ociosidade dos operadores e da desmotivação da equipe;
• O custo de perder um cliente que nem sempre saberá compreender quando um pedido não for entregue no prazo;

Enfim, os impactos negativos podem ser muitos e, ao fazer o exercício de trazê-los para a realidade da sua indústria é a maneira mais eficiente de evitar problemas no futuro.

Mas como descobrir os custos hora máquina e/ou homem? O primeiro passo é identificar e classificar todos os gastos de sua empresa, classificando em custos fixos, custos variáveis, despesas fixas e despesas variáveis. Caso esqueça de algum gasto, o mesmo irá ser pago através da margem de lucro, que por ser baixo para competir com seus concorrentes poderá tornar a saúde financeira da empresa prejudicada.

Ao levantar o custo hora total do seu centro de trabalho, é possível ter uma noção se o seu processo produtivo está caro ou barato. Caso esteja caro, você poderá tomar decisões para diminuir custos, como o de manutenção ou adotar novos métodos produtivos mais baratos para aumentar sua margem de lucro na fabricação e venda do seu produto/serviço.

Agora, apenas saber quanto está saindo do seu bolso não resolve o problema. É preciso agir na causa do problema e, para isso, é necessário ter o controle e as informações necessárias para minimizar as paradas na fábrica.

Entre em contato com nossa equipe de vendas e descubra a solução da NOVUS que vai ajudar a sua empresa a render mais e melhor, tendo todo seu chão de fábrica sob controle!

 

Leia também:

Você sabe tudo o que acontece no seu chão de fábrica?

Mitos e verdades sobre Indústria 4.0

10 passos para ter uma fábrica de alta eficiência