Data logger sem fio: as vantagens de monitorar processos com dispositivos de alta tecnologia e baixo investimento

Até alguns anos atrás, a adoção de data logger sem fio era uma necessidade latente em aplicações remotas, como na produção agrícola e saneamento. Hoje, não apenas estes segmentos, a área de automação industrial em diferentes tipos de operação deve considerar migrar ou adotar um sistema que não exige uma estrutura complexa para monitorar processos. 

Uma solução de monitoramento que substitui os data loggers cabeados para dispositivos com tecnologia de comunicação remota oferece diversos benefícios. Com conectividade LTE, por exemplo, há mobilidade e flexibilidade para as aplicações. A solução pode monitorar dados remotamente sem a necessidade da infraestrutura física. Outro ponto positivo é instalação, mais rápida e econômica. 

Como funciona um data logger sem fio 

A tecnologia LTE, do novo data logger sem fio LogBox LTE, transmite dados em alta velocidade, baixa latência e maior eficiência operacional. O consumo é, também, baixíssimo, garantindo entrega das informações coletadas mesmo em caso de desabastecimento de energia.  

Inovações como esta garantem a sustentabilidade na Indústria 4.0, já que reduzem a necessidade de criação ou manutenção de uma estrutura de conexão cabeada. Com rede global, a tecnologia LTE viabiliza a adoção de dispositivos inteligentes em qualquer local e garante tanto continuidade quanto melhoria da rede de transmissão pelas próximas décadas. Ou seja, um data logger sem fio como LogBox LTE continuará relevante e eficiente a longo prazo.  

Com sua capacidade de operar em ambientes desafiadores, baixo consumo de energia e custos reduzidos, data loggers sem fio são ideais para monitoramento remoto, manutenção preditiva e gestão de ativos. Estudos de caso demonstram sua eficácia em diferentes setores, desde manufatura até utilities e a adoção está impulsionando a eficiência operacional e a competitividade da indústria. 

Os benefícios de sistema de monitoramento sem fio  

Em comparação com sistemas mais tradicionais de monitoramento, com dispositivos que exigem estrutura cabeada, adotar uma solução que inclui data logger sem fio traz benefícios como: 

  • Desempenho: a tecnologia LTE transmite dados em velocidades superiores e menor latência, com a mesma garantia de entrega das informações.  
  • Manutenção: Uma estrutura de menor complexidade está menos propensa a falhas físicas como rompimento de cabos. 
  • Escalabilidade: Sem cabeamento, cria-se um sistema em que adicionar novos dispositivos à rede pode ser feito com facilidade e rapidez.  
  • Confiabilidade: As frequências de LTE proporcionam conexão estável e segura, com backup em tempo real de dados críticos. 

Quanto à confiabilidade, o baixo consumo e a bateria de alimentação automática, permitem ao data logger sem fio LogBox LTE autonomia de até 80h de envio de dados em caso de falta de energia.  

IoT e o futuro da indústria 

Certamente o futuro da indústria se encaminha para um cenário de otimização da coleta e manejo dos dados de monitoramento. Velocidade é imperativo e ter visão do desempenho dos processos em tempo real é um importante passo para manter-se competitivo. 

Assim, as tecnologias de baixa potência estão moldando o futuro da automação industrial. O novo data logger sem fio da NOVUS, LogBox LTE oferece justamente a conectividade confiável para dispositivos em campo e compõe soluções que estão transformando processos industriais, aumentando a eficiência e reduzindo custos operacionais. 

Conheça o LogBox LTE: clique aqui.

 

Leia também:

LTE e o futuro da comunicação remota em automação industrial

Como um controlador IoT reduz custos de operação

5G em produtos IoT: necessidade ou capricho?