Como um controlador IoT reduz custos de operação

Dados se tornaram um dos bens mais preciosos da atualidade. Não à toa, os sistemas de anúncios e vendas na internet são totalmente baseados neles para otimizar a entrega das sugestões mais compatíveis com o perfil específico de cada usuário.

No âmbito industrial, o uso de dados traz inúmeros benefícios e a NOVUS é pioneira em facilitar o registro e acompanhamento das informações em tempo real através de um compacto e robusto controlador. N20K48, o único controlador modular do mercado, agora conta com a tecnologia do micromódulo Wi-Fi para integrar sistemas legados e disponibilizar dados que podem ser monitorados a qualquer momento e de qualquer lugar.

É preciso se adaptar (e há um jeito fácil de fazer isto)

Antigamente o fluxo de informações dentro de uma operação poderia levar dias ou semanas até chegar aos supervisores e diretores. Hoje, a competitividade acelerada, pressionada pela evolução constante das tecnologias, não permite que os dados andem a passos lentos até os tomadores de decisões.

Outra mudança que vem ocorrendo na última década é que as informações sobre produtividade e performance de equipamentos não se limitam ao interesse e revisão da equipe de TI e operação direta. Dados acessíveis horizontalmente trazem as informações necessárias para que os processos, especialmente a gestão da Qualidade, possam ter um panorama mais realista no momento em que ele está se desenhando.

A obtenção e acompanhamento constante de dados são capazes de trazer diversos benefícios para as empresas, levando à maior eficiência operacional. Um exemplo disso é o tempo de resposta a uma falha: em uma operação conectada, os imprevistos são detectados mais rapidamente e é possível providenciar reparo em menor tempo hábil, reduzindo o tempo de parada manutenção.

Com a ajuda da Nuvem e da Inteligência Artificial, é possível prever quando uma falha irá ocorrer, eliminando a necessidade de manutenções inesperadas e trazendo ainda mais eficiência para a operação. Ao monitorar os dados extraídos de um processo, torna-se possível identificar pontos de ineficiência e corrigi-los, permitindo uma operação mais precisa e melhorando a tomada de decisão.

Independentemente do tamanho da fábrica, a informação é extremamente valiosa e seu valor só tende a aumentar com o tempo. Ter o domínio dos dados é atuar de forma mais inteligente e eficiente, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Controlador IoT: conectividade acessível para máquinas e processos

O primeiro controlador IoT da NOVUS permite configurações que o integram a diversos sistemas e processos, tornando-o uma solução versátil e eficiente para a comunicação sem fio em painéis e dispositivos IoT. Com funcionalidades não encontradas em nenhum outro dispositivo similar, o controlador modular N20K48 com micromódulo wi-fi é compatível com diversas possibilidades de aplicação.

Sua atuação possibilita desde a conexão completa de painéis até a fabricação de fornos IoT, onde podemos acompanhar o status da queima (rampas e patamares) remotamente, inclusive com a definição de alarmes para indicar o término do processo ou alertar sobre erros via nuvem. Com um controlador em cada linha produtiva, podemos centralizar os dados em uma única rede e monitorar tudo via supervisório, possibilitando uma visão geral da produção em tempo real e a identificação rápida de problemas.

Em breve, a função Mestre Modbus permitirá centralizar os dados de todos os dispositivos conectados via Modbus, permitindo a integração total do legado com a IoT.

Assim, um único dispositivo é capaz de adicionar a tecnologia necessária para manter-se relevante no mercado ocupando pouco espaço. Outra vantagem do controlador modular é a facilidade de configuração de suas funções, via Quicktune Mobile ou para desktops, já que o software é muito intuitivo e amigável para a navegação.

 

Conheça todas as possibilidades do Controlador IoT N20K48 aqui

 

 

 

Leia mais:

Um controlador em constante evolução

IoT na refrigeração: tendências em automação

5G em produtos IoT: necessidade ou capricho?