IoT na refrigeração: tendências em automação

O uso de dispositivos conectados e inteligentes vem impactando o desenvolvimento de diversos segmentos da indústria por algumas décadas. Em primeiro lugar, a implementação de IoT na refrigeração e sistemas de ar-condicionado (HVAC) se consolida com dispositivos conectados e tem possibilitado o monitoramento remoto, seja para operação assistida ou manutenção preventiva.

Dentre os principais benefícios nestes ambientes estão a capacidade de reduzir o tempo parado das máquinas em caso de panes, o aumento da vida útil de componentes críticos e ainda permitir a redução de consumo por eventos programados ou por inteligência artificial.

As principais tendências nessa área são a redução de consumo de energia e o monitoramento preventivo pelo acompanhamento permanente de desempenho das máquinas e instalações. As tecnologias de comunicação sem fio são aliadas nessa tendência, a permitindo, futuramente, a disseminação desses sistemas com redução de custos de implantação e operação.

A possibilidade de visualizar os dados em nuvem também é um caminho sem volta, pois permite a gestão desses ativos em qualquer lugar, ainda mais em situações como a que se vive atualmente, quando há restrição de circulação e deslocamentos de pessoas.

Contextualizando IoT na refrigeração

Quem está familiarizado com o segmento de refrigeração provavelmente entende quando diz-se que essa indústria não se caracteriza por ser “early adopter”, ou seja, inova experimentando novas tecnologias. Entretanto, a indústria brasileira de refrigeração e ar condicionado, HVAC, tem seguido algumas tendências comprovadas em países mais desenvolvidos.

Por ter atuação em segmentos como climatização e conforto, a indústria HVAC é muito sensível a custo. Por outro lado, o incremento de exigências de consumidores e o endurecimento cada vez maior de regulamentações de climatização estão forçando essa indústria a buscar novas soluções. A tecnologia de IoT para refrigeração tem sido bem-vista em função das facilidades e do custo reduzido que proporciona.

Segurança de dados é uma sensibilidade?

A preocupação com a segurança dos dados e da operação de um sistema de acesso remoto e em nuvem é uma questão comumente levantada por interessados que ainda não aderiram a esse tipo de automação. Mas a segurança da informação foi uma das premissas na criação do conceito de IoT.

A garantia da segurança está na criptografia dos dados e todos os protocolos desenhados para IoT em comunicação com a nuvem ou com os equipamentos de computação de borda a preveem. É responsabilidade dos fabricantes de dispositivos implementar adequadamente esses protocolos, garantindo a segurança necessária. Já aos instaladores e clientes finais, cabe a correta habilitação e configuração das chaves de criptografia nos dispositivos, além da definição de senhas fortes para o acesso aos dados em nuvem.

A NOVUS é uma empresa consolidada em diferentes mercados e preza pelas melhores práticas e tecnologias disponíveis para garantir a segurança de qualquer operação onde está inserida. Atuando em vários segmentos de mercado, incluindo o mercado de HVAC e refrigeração comercial, leva eficiência e tecnologia através de soluções como termostatos, controladores, dataloggers, dispositivos de monitoramento e sistemas de comunicação.

Todos esses dispositivos podem vir a interagir com sistemas em nuvem, incluindo a NOVUS Cloud, a plataforma IoT da empresa. A NOVUS está a frente nas novas tendências e tecnologias, buscando ofertar as soluções que melhor atendem às necessidades dos clientes.

Segmentos onde IoT já é uma realidade

Segmentos como saneamento, transmissão e distribuição de energia, distribuição de gás e refrigeração comercial, em grande escala, já estão adaptados e com seus sistemas integrados com IoT. Como são segmentos que demandam monitoramento contínuo, 24 horas por dia e sete dias por semana, e lidam com perdas e escassos recursos do ponto de vista de consumo de energia, soluções de monitoramento remoto são chave para uma atuação eficaz.

O mercado de “utilities”, no caso a distribuição de água, energia elétrica e gás, tem sido pressionado por regulamentações governamentais cada vez mais exigentes em termos de redução de custo e perdas, sejam elas técnicas ou comerciais. O monitoramento e acesso aos dados de pontos de distribuição remotos permitem maior controle e agilidade e se refletem numa operação mais eficiente.

Já para a refrigeração comercial, existe uma tendência e uma exigência mundial de redução gradual de consumo de energia, o que força os fabricantes buscarem soluções de economia mais eficazes. O conceito de IoT ajusta-se a estas necessidades e ganha relevância por agregar valor.

 

Leia também:

NOVUS amplia ranges de transmissor de ultra baixa pressão diferencial ideal para salas limpas

Linha de SSR da NOVUS tem certificação da Underwriters Laboratories

NOVUS e a startup HEDRO consolidam acordo de investimento para acelerar a inovação na Indústria Brasileira