Como um sensor de nível a laser pode diminuir custos de manutenção
Um dos maiores custos em qualquer indústria é o tempo gasto em manutenção de equipamentos, sejam eles quais forem. Além de precisar parar ou diminuir sua produção, muitos equipamentos precisam ser substituídos ou reparados, o que impacta diretamente nos resultados financeiros da empresa.
Por isso, a utilização da tecnologia nos processos produtivos é indispensável na indústria 4.0. Com ela é possível potencializar sua capacidade produtiva, há a redução de erros e a maximização dos ganhos. Além de ser integrada à rotina produtiva, a tecnologia pode (e deve) unir-se às práticas de manutenção industrial das empresas.
Para o segmento de transporte de grãos, fluídos e sólidos a granel, a dificuldade em encontrar um sensor de nível, distância ou volume com pouca ou nenhuma manutenção é um grande desafio, visto que a maioria dos utilizados são de contato direto, o que gera desgaste e até falhas indesejadas em curto e médio prazo.
Visando resolver este problema, uma nova tecnologia foi criada: a medição à laser. Esta tecnologia possibilita e medição dos mais diversos fluídos e sólidos sem contato direto, com precisão e manutenção reduzida.
Eficiência e nenhuma manutenção
O TL400, sensor a laser da NOVUS, possui alta tecnologia utilizando o sistema ToF (Time of Flight) para calcular com precisão a distância entre o sensor e o ponto a ser medido.
Este princípio de funcionamento permite que o dispositivo não se projete para dentro do tanque e, sem partes móveis, não há necessidade de manutenção preventiva, uma vez que não está suscetível ao desgaste e ou contaminação com o passar do tempo.
Com um feixe de laser de baixa potência Class 1 (que não agride o olho humano) o TL400 realiza múltiplas medições por segundo, garantindo resultados precisos convertidos em nível, volume e distância em diversas unidades. A taxa de atualização da saída analógica é de 1 Hz e a exatidão pode chegar até ±3 mm.
Além disso, o TL400 possui um software embarcado que permite a medição com exatidão tanto em materiais estáticos bem como em movimento. Permite o registro de até 20 pontos personalizados para medições em tanques com formato irregular.
Onde utilizar
O TL400 é altamente versátil, podendo ser aplicado em diversos segmentos e tipos de transporte, permitindo a medição de até 4 metros de altura, como:
- Tanques de combustível;
- Tratores e máquinas automotoras (podendo medir o nível de combustível utilizado e/ou a quantidade de colheita);
- Ônibus e caminhões (medindo o nível de combustível);
- Tanques de fertilizantes;
- Geradores a diesel;
- Tanques de efluentes (água potável e esgoto);
- Reservatórios de sólidos (grãos, polímeros, etc)
Durabilidade e segurança
O TL400 é produzido em policarbonato com proteção UV (raios ultravioletas), cujo polímero possui retardo antichamas e o fechamento é realizado por ultrassom, garantindo uma vedação completa com grau de proteção IP68. Isto significa que o dispositivo é resistente para ser aplicado em campo e pode ficar exposto ao tempo em funcionamento estável no longo prazo.
Por conta desta robustez mecânica, o sensor pode ser utilizado em tanques pressurizados com até 8 bar e pode operar em ambientes com temperatura de -20 a 80 °C.
Configuração simples e prática
Toda a configuração do TL400 é realizada através de Bluetooth, que elimina a necessidade de cabos para a configuração do sensor e que pode ser realizada até 10 metros de distância. As leituras são facilmente obtidas através de sinal analógico de 4 a 20mA ou 0,5 a 4,5 V.
O app configurador SigNow Mobile é grátis e está disponível para Android e iOS. Não é necessário a aquisição de nenhuma interface de configuração adicional, basta baixar o software configurador em qualquer smartphone.
Para saber mais, acesse a página do produto em nosso site.