Novo data logger IoT com tecnologia de ponta e conectividade global
O desenvolvimento do LogBox LTE teve duas grandes motivações. A primeira era criar um substituto para o LogBox 3G, cuja tecnologia de conectividade estava em extinção. A segunda motivação foi incorporar o protocolo MQTT no produto, característica não presente no LogBox 3G.
A adoção da tecnologia LTE (Long Term Evolution) no LogBox LTE foi uma escolha natural no processo de desenvolvimento, pois é mais moderna e imune a uma tendência de rápida obsolescência, uma vez que é compatível com o 4G, de onde nasceu, e com o 5G atual. Adiciona-se aí o benefício de ter um alcance mais longo e consumo menor de energia menor. A capacidade do módulo de comunicação utilizado para operar nas tecnologias NB-IoT, CAT-M ou mesmo GPRS/2G, nos casos cada vez mais raros de nenhuma das duas tecnologias anteriores estar disponível na região da aplicação, permite que se tenha uma ampla cobertura em todo o mundo com um único produto. Como a NOVUS é uma empresa global, é importante garantir que tenhamos a mesma entrega, a mesma qualidade dos dados em qualquer lugar do planeta.
Incluir o protocolo MQTT foi consequência de solicitações diversas, já que este protocolo é a língua franca da Internet das Coisas atualmente e permite o envio de dados para praticamente todos os serviços em Nuvem disponíveis, incluindo a NOVUS Cloud. MQTT é baseado em TCP/IP e tem como principal aplicação o envio de pacotes de dados curtos para um broker, um servidor que gerencia a distribuição das informações entre as diversas partes. Na prática, o uso do MQTT faz com que o LogBox LTE possa enviar os seus dados diretamente para a AWS e várias outras grandes soluções em Nuvem do mercado e não somente para a NOVUS Cloud, uma limitação no uso do já descontinuado LogBox 3G.
Apesar de termos tido várias outras pequenas melhorias e modernizações no LogBox LTE em relação ao seu antecessor, LTE e protocolo MQTT foram as duas maiores evoluções e demandaram um circuito eletrônico totalmente novo e um novo firmware. Foram necessários também alguns ajustes na NOVUS Cloud, para receber os dados do LogBox LTE, e no software de configuração do produto para o Windows. Aproveitamos o esforço e criamos também a possibilidade de configuração do produto via aplicativo NXperience, disponível tanto para Android quanto iOS, que acessa o dispositivo através do MQTT.
Conheça todas as características do data logger IoT LogBox LTE: clique aqui.
Artigo escrito por Sandro Santos, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da NOVUS Automation.
Leia também:
Registro de dados: quantas aquisições cabem na memória de um datalogger?