Registro de dados: quantas aquisições cabem na memória de um datalogger?

Uma pergunta frequente dos usuários de data loggers (ou registradores de dados) refere-se à quantidade de registros (ou aquisições) que podem ser efetuadas na memória do equipamento. Outra dúvida associada aos data loggers é saber quanto tempo leva para registrar uma certa quantidade de dados. Embora um número aproximado seja razoavelmente simples de se obter, o número exato nem sempre é.

Existem dois modos básicos de registro nos produtos da NOVUS: um registra até encher a memória e o outro, após encher a memória, segue registrando, sobrescrevendo os registros mais antigos com os mais novos. Além disso, é importante perceber que a quantidade total de registros que a memória permite é compartilhada por todos os canais habilitados do registrador, ou seja, quanto mais canais estão sendo registrados, mais rápida a memória é preenchida.  

Em um exemplo hipotético, imagine um registrador com memória de 32.000 registros, com dois canais habilitados e com um intervalo de registros de 20 segundos. Nesse caso, teremos:

32000 registros / 2 canais = 16000 registros/canal = 16000 instantes de tempo registrados intervalo de registro de 20 segundos = 3 instantes de tempo (registros de todos os canais) por minuto 16000 / 3 = 5333,3 minutos 5333,3 / 60 = 88,89 horas 88,89 / 24 = 3,7 dias

Essa é a quantidade de tempo aproximada para encher a memória do registrador nessa configuração e é, tipicamente, suficiente para um bom planejamento por parte do usuário.  

O número exato depende da estratégia de registro usado por cada tipo de datalogger (LogBox, TagTemp, FieldLogger), que procura sempre o método mais confiável e eficiente de armazenamento na memória para o seu hardware particular. A existência de paradas (gaps) no registro, causadas por falta de energia ou mesmo por condições de configuração (“registrar somente quando em situação de alarme”, por exemplo) também descaracterizam o cálculo anterior. 

Para evitar perdas de registros, a NOVUS implementou sistemas redundantes que atuam sem alimentação no caso de perda de energia ou de conexão para a transferência de dados.

Entre em contato com nossos especialistas para saber mais. Clique aqui.

Leia também:

Data logger: o que é, quem utiliza e como obter calibração

FieldLogger não foi o primeiro data logger da NOVUS

Registro de dados em saneamento: como ter maior controle e evitar perdas excessivas