Evitando e corrigindo problemas de loops de terra

O aterramento em instalações elétricas é um recurso importante que colabora em muito na confiabilidade, robustez e segurança destas instalações. Quando o assunto é instrumentação essa regra também vale. Porém, as instalações com instrumentação eletrônica têm suas peculiaridades e necessitam que uma atenção especial seja dedicada ao aterramento.

O modo mais fácil e rápido de obter um ponto de aterramento nem sempre é o melhor para a instrumentação eletrônica. O uso de um condutor de terra exclusivo para a instrumentação é a primeira medida a ser adotada (TERRA DE AUTOMAÇÃO).

Um aterramento mal projetado pode causar efeitos não desejados no desempenho da instrumentação. O “loop de terra” é um desses efeitos.

 

O que é um loop de terra? 

O loop de terra é a circulação indevida de corrente elétrica através do aterramento, causada por diferenças de potencial (ddp) elétrico que surgem ao longo do sistema de aterramento. Essa circulação indevida pode causar erros de medição, mau funcionamento e danos em equipamentos da instrumentação eletrônica. Ainda na fase de projeto, o profissional responsável deve identificar os pontos possíveis de surgimento do loop de terra e avaliar medidas preventivas.  

A NOVUS possui uma série de condicionadores de sinal com isolação galvânica entre entrada e saída, equipamentos dedicados para instalações onde há a possibilidade do problema. Um exemplo são as instalações onde são utilizados termopares do tipo “junta aterrada”.

 

Em especial, o transmissor TxIsoLoop permite isolar dois circuitos elétricos interligados por um sinal de corrente elétrica 4-20 mA. De muito fácil utilização, é um equipamento que seguramente deve estar presente na maleta de trabalho de todo profissional de instrumentação.

 

Resumo   

Loops de terra são um problema para as instalações de instrumentação. Na impossibilidade de se obter um aterramento adequado, é possível utilizar transmissores com isolação galvânica como TxIsoBlock ou TxIsoRail que isolam as partes entre sensor e sinal 4 – 20 mA, ou o emprego de um condicionador de sinal como o TxIsoLoop que permite isolar dois circuitos elétricos interligados por um sinal de corrente 4-20 mA.

 

Leia também:

O desenvolvimento do Telik Trafo Lite

Monitoramento Remoto na Geração Solar Fotovoltaica – Garantia de Eficiência e máximo retorno no projeto

Data logger em estação meteorológica: em mais de 30 usinas fotovoltaicas, a Bulbe Energia usa FieldLogger