Utilização da porta RS485 auxiliar do FieldLogger

O FieldLogger possui, abaixo de sua IHM (interface homem-máquina), um conector DB9 com uma interface RS485/Modbus escrava. Essa interface, originalmente projetada para comunicar dados apenas IHM do próprio FieldLogger, tornou-se uma interface RS485/Modbus genérica a partir da versão de firmware 1.20. Essa interface é sempre escrava, ao contrário da interface principal que pode ser configurada como mestre ou como escrava.  

A funcionalidade extra permite ao FieldLogger uma maior flexibilidade, podendo ser utilizado em aplicações onde deve responder a dois mestres, como por exemplo um software SCADA e um CLP (figura 1). Também pode ser utilizado lendo valores de outros equipamentos (canais remotos) pela interface RS485 principal e, ao mesmo tempo, sendo lido por um mestre Modbus pela RS485 auxiliar (figura 2). Neste caso, a utilização da RS485 auxiliar implica em não utilizar a IHM do FieldLogger. 

A interface RS485 auxiliar possui a mesma tabela Modbus da interface principal, ou seja, o acesso pelo mestre Modbus ao FieldLogger é exatamente igual nas duas interfaces. Isso permite monitoração, configuração e coleta dos dados do FieldLogger também por essa interface.  

A funcionalidade de “gateway”, onde um pacote recebido pela interface escrava (auxiliar) é transferido à interface mestre (principal), permitindo falar diretamente com os escravos conectados na interface principal, não está disponível. A funcionalidede de gateway funciona apenas entre a interface Ethernet (Modbus-TCP) e a RS485 principal.  

Por fim, a pinagem da interface auxiliar está disponível no manual de instruções do equipamento. Já a configuração dos parâmetros dessa interface, como baud rate e endereço Modbus, pode ser efetuada na tela de “Configurações Gerais” do software Configurador, escolhendo a opção de nível de acesso “sem acesso por IHM”. 

 

Leia mais:

Data logger: o que é, quem utiliza e como obter calibração

3 problemas causados pela queima de CLP’s e como evitá-los

Mercado de máquinas industriais tem perspectiva otimista para os próximos anos