Sistema de memória data cache evita perda de dados

Cada projeto de aplicação apresenta particularidades quanto aos requisitos para a sua implantação. Diversas aplicações têm como importante requisito a necessidade de que os registros não apresentem falhas (gaps) no histórico. Perder dados por uma queda de energia ou interrupção da comunicação pode custar caro para as empresas. 

Para atender esta demanda a NOVUS desenvolveu uma sistemática para contornar os problemas causados pelas falhas de comunicação em diferentes meios físicos: o sistema de memória data cache. Este consiste em armazenar temporariamente os dados selecionados para publicação, mas que ainda não foram enviados para a NOVUS Cloud, possibilitando que a massa de dados seja publicada posteriormente.  

No caso do AirGate-4G, os dados selecionados para publicação na NOVUS Cloud são armazenados em memória caso o equipamento não consiga enviar o dado no momento, até que sejam publicados na nuvem. Todo dado já enviado é removido da memória para que haja espaço disponível integralmente caso deva ser armazenado um período maior (os dados armazenados temporariamente não podem ser coletados).  

Estão disponíveis duas possibilidades de memória para data cache no AirGate-4G: Temporária e permanente.  

A memória RAM, ou temporária, permite armazenar até 5000 dados, porém, os mesmos são perdidos após a reinicialização do dispositivo. Já a memória flash, ou permanente, permite armazenar os 5000 dados, e os mantém mesmo após a reinicialização do dispositivo.  

Portanto, mesmo que o produto fique sem acesso a internet por qualquer motivo, irá armazenar os dados com o timestamp do momento que o dado foi adquirido e assim que a conexão for reestabelecida os dados armazenados serão enviados para a nuvem, gerando um histórico sem gaps. Caso o tempo desconectado seja superior ao que esteja disponível de memória de data cache, os dados mais antigos serão sobrescritos (sistema de memória circular).

 

Leia também:

Registro de dados: quantas aquisições cabem na memória de um datalogger?

FieldLogger não foi o primeiro data logger da NOVUS

Registro de dados em saneamento: como ter maior controle e evitar perdas excessivas