Registro de dados em saneamento: como ter maior controle e evitar perdas excessivas

Considerando o segmento de utilities, o planejamento e a capacidade de previsão de mudanças, impactos e benefícios estão diretamente associados com a saúde financeira das operações. Coletar e utilizar o registro de dados de forma ágil e saber o que fazer diante da visualização das informações é mais do que necessário para uma boa gestão.

Plantas de distribuição, coleta ou tratamento de água possuem equipamentos de manutenção exigente e que operam em condições adversas com um recurso natural muito precioso: a água. A aquisição e monitoramento através do registro de dados em tempo real provê maior confiabilidade na operação principalmente pela agilidade que oferece para a solução de problemas.

O recurso essencial para uma operação de sucesso

As principais vantagens no monitoramento eficiente de dados em tempo real são a previsibilidade no funcionamento do sistema e a oportunidade de agir imediatamente para evitar excesso de perdas em caso de avarias e mau funcionamento. Todas essas possibilidades auxiliam na redução dos custos de manutenção e evitam o desperdício de recursos.

Para efetuar a medição com registro do histórico, é fatalmente necessário a utilização de um registrador de dados (ou data logger) com características que suprem as necessidades específicas das operações de utilities. Em específico, veja algumas características que trazem vantagens a essas operações:

• Interface de comunicação BlueTooth:
Oferecer facilidade de coleta das informações através de APP evitando levar o notebook até o campo. Em caso de instalação em espaço confinado, fornece facilidade de utilização, evitando acessar o local do equipamento.

• Canais de Entrada Analógica:
Permitem ler pressão e vazão simultaneamente em cada unidade de medição remota.

• Entrada Digital:
Mostra vazão totalizada em registrador local através de pulsos do medidor, reduzindo custo de aquisição de uma instrumentação mais completa e evitando integrar o sinal em CLP ou SCADA.

• Tamanho compacto:
Um equipamento compacto se adapta em painéis existentes de macromedição, evitando a necessidade de confecção de novos painéis.

• Facilidade de Configuração:
Com hardware configurável, em vez de programável, o treinamento de uso é mais simples e o comissionamento muito mais ágil. Além disso, não exige mão de obra especializada, evitando inclusive terceirização.

• Alimentação a bateria:
Facilita a instalação e evita o uso de alimentação local.

• Garantia de 3 anos:
Garante a confiabilidade do produto, evitando custos de manutenção e retrabalho.

Todas essas características atuam em benefício da melhor aquisição e registro de dados e monitoramento para saneamento, estações de tratamento e distribuição de água.

O LogBox BLE, da NOVUS, é o data logger mais completo em todos os quesitos listados e ainda possui a vantagem de ter sua operação no Brasil, facilitando o contato com suporte técnico em caso de necessidade e, por fim, ampliando ainda mais a eficiência da operação em situações adversas.

Ao aplicar o LogBox BLE, o usuário pode configurar e acessar os parâmetros por computador, através de conexão USB pelo software NXperience, ou por comunicação Bluetooth em dispositivos móveis com o NXperience mobile. Ambos permitem a configuração, coleta e análise dos registros de forma intuitiva e eficiente.

Quer reduzir os custos da sua operação?

Receba orientação dos nossos especialistas

Saiba mais:

Como minimizar os riscos em sistemas de distribuição ou tratamento de água

NOVUS amplia ranges de transmissor de ultra baixa pressão diferencial ideal para salas limpas

Como escolher um controlador de temperatura para garantir a excelência no tratamento térmico