FieldLogger não foi o primeiro data logger da NOVUS

O nome FieldLogger existe há mais de duas décadas, mas este não foi o primeiro data logger produzido pela NOVUS. Aliás, o FieldLogger que conhecemos hoje não foi nem o primeiro dispositivo a levar o nome, ou seja, já estamos na segunda versão de um dos produtos mais famosos da marca.

Conheça os antecessores do atual FieldLogger e perceba as diferenças que a evolução trouxe para o nicho de registradores de dados.

O primeiro data logger da NOVUS

Produzido nas décadas de 80 e 90, o primeiro registrador de dados a chegar ao mercado com a marca NOVUS é o DL4000. Muito diferente do FieldLogger atual, era um sólido dispositivo na sua época e trazia alguns diferenciais além de ser uma das poucas soluções para registro de dados produzida no Brasil.

A configuração do DL4000 era feita pelo teclado no próprio equipamento e um dos diferenciais do produto era o fato de conter um relógio que marcava data e hora dos registros. O data logger NOVUS já saía de fábrica com 16 entradas universais configuráveis (Pt10, termopar, 4-20ma e 0-10v) , além de saídas relés para alarme.

Os dados coletados eram armazenados em uma memória interna e descarregados através de uma porta RS232. Ou, ainda, poderiam ser impressos caso o cliente optasse por comprar a versão com impressora de bobina embutida. Estes registradores eram produzidos e customizados de acordo com a necessidade da empresa compradora, podendo ter até 64 entradas analógicas.

Um data logger mais moderno

Já mais próximo dos anos 00, entrou para o portfólio de produtos o FieldLogger em sua versão 1.0. Mais parecido com o dispositivo atual, ele possuía capacidade limitada em 128 mil registros e não continha nenhum tipo de tela para visualização rápida de dados. A configuração e a consulta às informações registradas se dava exclusivamente por software, como o FieldChart.

Com 8 canais analógicos, uma entrada digital e uma para tensão de bateria, a comunicação se dava exclusivamente por ModBUS RTU / RS485. Limitado a dois relés, este era, também, o número de alarmes dentro das funcionalidades do equipamento.

Enquanto limitado para padrões atuais em termos de funcionalidades e comunicação, ainda há dispositivos fabricados em 2008 em operação em clientes. A solidez da marca NOVUS é um reflexo de mais de 40 anos de desenvolvimento e fabricação de dispositivos eletrônicos feitos para durar, seja pela robustez de sua atuação quanto pela confiança dos dados registrados.

Expansão de funcionalidades: o novo FieldLogger

Em 2010, o mercado mundial tomou conhecimento de uma versão mais completa, tanto em funcionalidades quanto em capacidades, do FieldLogger. A mais visível das evoluções foi a integração de uma IHM, permitindo a visualização das informações técnicas e algumas variáveis configuráveis. Outra facilidade relacionada ao hardware foram as portas USB e mini USB, possibilitando coleta de dados e atualização de software bem como a conexão fácil com computadores.

A capacidade parte, agora, de 512 mil registros com a possibilidade de expansão com um cartão de memória de 32G. O modelo atual do FieldLogger tem oito entradas ou saídas digitais e também oito canais analógicos universais. Este equipamento permanece com dois relés, mas com dois estágios cada (NC e NO).

Um poderoso concentrador de dados, esta versão atual do FieldLogger pode atuar tanto como mestre ou

como escravo em rede com outros dispositivos, incluindo outras unidades de FieldLogger. E ainda possui uma fonte auxiliar de 24v para alimentação de sensores ou transmissores.

Lançado em 2010, este dispositivo já recebeu algumas atualizações que o mantém atendendo as demandas de automação e registro de dados com segurança e eficiência.

 

Continue lendo:

Varejistas têm até 20% de economia de energia com sistema que integra DigiRail Connect

Como são testados os produtos NOVUS em desenvolvimento

Registro de dados em saneamento: como ter maior controle e evitar perdas excessivas