Data logger: o que é, quem utiliza e como obter calibração

Um dispositivo comum para diferentes processos de automação industrial, data logger é essencial para monitorar digitalmente variáveis e ter registro confiável e validável destas ao longo do tempo. Provendo informações para entender os parâmetros de processos, como eles afetam a qualidade e os procedimentos, e, também, para assegurar a qualidade e padronização dos processos, o registro de dados é exigido em muitos segmentos de atuação.

Data loggers são registradores de dados adquiridos de diferentes sensores e transmissores e comumente utilizados em uma grande variedade de segmentos da indústria e em aplicações diversas. Sua principal função é registrar dados que indicam as variáveis ambientais ou de um processo onde a exatidão das grandezas é indispensável para a manutenção da qualidade dos processos ou produtos finais.

Quem utiliza data loggers e para quê

A principal aplicação de data logger é exatamente esta: para monitorar temperatura, pressão, umidade e outros parâmetros em um determinado espaço e, ao mesmo tempo, prover um histórico confiável das variáveis para conferência e garantia de que normas e regulações estão sendo cumpridas.

No âmbito dos processos industriais, os registradores de dados são indispensáveis para o controle de variáveis em procedimentos, incluindo, também, temperatura, pressão e vazão. Neste caso, os dados são coletados de pontos ou partes específicas do processo, e não do ambiente.

Em outras situações, onde não há a necessidade de monitoramento ambiental, aplicações de data loggers atuam na automação predial, com monitoramento da eficiência energética. No setor de logísitica, os dados registrados pelo data logger servem para a vigilância de rotas e tempo de deslocamento entre os pontos de transporte.

Data logger para agronegócio, agricultura e pecuária é utilizado no monitoramento de umidade do solo, da temperatura e suas variações e demais parâmetros necessários para otimizar a área de plantio e a colheita. Na pecuária, a temperatura, mais uma vez, é a principal variável a ser monitorada e registrada ao longo do tempo já que promove conforto térmico dos animais e, consequentemente, melhora a qualidade do processo de criação dos animais para reprodução ou abate.

Aplicações como estações meteorológicas, inclusive em plantas de geração de energia fotovoltaicas, e na indústria aeroespacial também são comuns. Na indústria de óleo e gás, a utilização de um data logger provê dados para registro e análise dos poços, tanques e dutos.

FieldLogger, data logger mais completo da NOVUS, é principalmente utilizado em:

  • Registro de variáveis de performance dos equipamentos (chillers, fancoils, filtros) no segmento da saúde
  • Registro de variáveis da caldeira e análise de desempenho em hotelaria e na indústria química
  • Monitoramento de temperatura, pressão, nível, vazão, etc avaliação de limpeza de filtros em saneamento
  • Supervisão e monitoramento de sinais de entrada em frigoríficos
  • Registro e monitoramento de temperatura de mancais, estator, rotor e outros pontos em distribuição de energia
  • Qualificação para a realização de estudos em fornos ou estufas para estudos de estabilidade e homogeneidade térmica.
  • Comprovação de curvas de tratamento térmico em fornos industriais
  • Compilação de dados e geração de relatórios com alta taxa de amostragem e precisão em farmacêuticas,
  • Concentrador de dados com backup dos registros e integração com sistemas legados em warehouses, atendendo as demandas de órgãos certificadores.

Data logger calibrado para farmacêuticas, laboratórios industriais e ambientes hospitalares

Nos ambientes hospitalares e de pesquisa científica, os registradores armazenam dados fisiológicos para análise, como batimentos cardíacos e atividade cerebral, parâmetros importantes para estudos e ensaios.

O monitoramento ambiental em farmacêuticas, laboratórios, ambientes hospitalares e em warehouses de armazenamento de medicamentos e termolábeis é fundamental para atestar a viabilidade e qualidade de tudo que é oriundo das atividades no local. Há normativas, padrões de qualidade, qualificações e regulamentações que devem ser seguidas conforme o tipo de atividade exercida e ou o tipo de produto manipulado no ambiente.

A exatidão dos dados adquiridos periodicamente e armazenados com segurança provê a confiança necessária para as auditorias e a manutenção das atividades no local. Portanto, um registrador como o FieldLogger é o registrador de dados mais indicado para estas aplicações.

Além de ser um excelente data logger para indústria farmacêutica, a fabricante NOVUS possui seu próprio Laboratório de Metrologia, possibilitando que o dispositivo seja entregue já com calibração customizada conforme as normas de operação do cliente.

Assim, o FieldLogger preenche perfeitamente a demanda de data logger com certificado de calibração emitido por laboratório da Rede Brasileira de Calibração (RBC). A calibração periódica de registradores de dados também é feita pela equipe especializada do Laboratório de Metrologia NOVUS nas instalações do cliente ou no próprio laboratório.

 

Leia mais:

Monitoramento e Registro Confiável, um guia para registro de dados

Armazenamento de medicamentos: inteligência no monitoramento em logística farmacêutica

Empresa do Canadá provê a validação de instrumento e medidor de vazão com data logger NOVUS