Armazenamento de medicamentos: inteligência no monitoramento em logística farmacêutica

Transporte, armazenagem e distribuição são as etapas da logística farmacêutica e em cada uma delas é preciso controle rígido das condições ambientais para manter a integridade e eficácia dos produtos. O monitoramento em armazenamento de medicamentos é controlado pela Anvisa e fornecedores deste serviço passam por frequentes auditorias de qualidade para certificar que estão cumprindo as normas do segmento de atuação.

Medicamentos termolábeis são sensíveis à variação de temperatura. Mas todos os medicamentos estão sujeitos a perdas e consequências como redução de eficácia, perda de suas propriedades e alteração do prazo de validade. Por isso, o monitoramento térmico na logística farmacêutica é imprescindível para garantir a qualidade dos produtos ao longo da cadeia.

Auditorias e a RDC 430

Ter registros digitalizados confiáveis no monitoramento de temperatura em todas as etapadas da logística farmacêutica trazem um amplo leque de benefícios. Em primeiro lugar, proporciona maior segurança da conformidade com as regras de boas práticas estabelecidas pela RDC 430, evitando estresse em auditorias.

Não é uma norma, mas está nas recomendações de boas praticas de que o monitoramento térmico seja feito por sistemas inteligentes de monitoramento de temperatura. Soluções em monitoramento de temperatura automatizado têm também custo acessível e rápido retorno do investimento.

Outra grande vantagem de uma solução de monitoramento de temperatura automatizada e sem fio é poder destinar as horas de trabalho dos colaboradores para tarefas de maior exigência. Além de reduzir o custo-hora de mão de obra, um sistema inteligente elimina os erros de leitura e registro.

Monitoramento em logística farmacêutica evita perdas

A confiabilidade dos dados otimiza as auditorias e relatórios. Com registros informatizados e armazenados em nuvem, a análise dos dados permite dar um passo além na modernização da gestão da qualidade e uma visão ampla das informações em curto, médio e longo prazo.

Um sistema inteligente e sem fio ainda vai além de uma simples digitalização de processos e eliminação de erros. A inteligência está na tecnologia de monitoramento ativo de temperatura com disparo de alarmes e notificações quando o ambiente não está dentro dos parâmetros. A sinalização de não conformidade é facilmente programável e permite a correção, evitando danos e perdas.

Solução inteligente para armazenamento de medicamentos e logística farmacêutica

Com tecnologia de ponta, a NOVUS desenvolveu uma solução completa para o monitoramento de temperatura sem fio e de fácil configuração, ideal para as necessidades de todas as etapas da logística farmacêutica.

Sensores, transmissores, registrador de dados e software totalmente integrados garantem exatidão dos dados em uma interface fácil de usar. Com expertise de mais de 40 anos, a NOVUS é uma empresa brasileira com qualidade de nível internacional reconhecida nos mais de 60 países para onde exporta.

Saiba como funciona a solução: clique aqui.

Entre em contato com especialistas e conheça os benefícios.

 

Leia também:

Monitorando umidade e temperatura em ambiente farmacêutico com sistema validável

Registros das Temperaturas em toda a Cadeia do Frio

Quer saber mais sobre monitoramento e registro confiável em armazéns farmacêuticos? Assista o webinar!