Programa SILICON BOX: sandbox da NOVUS

O Silicon Box é um grupo criado dentro da NOVUS com a função de pesquisar e explorar novidades majoritariamente ligadas à tecnologia. Ao contrário da equipe de P&D, cuja função primária é desenvolver produtos, a equipe do programa Silicon Box desenvolve conhecimento.

Esse conhecimento é usado na decisão sobre a seleção de uma tecnologia em detrimento de outra em um novo produto, na escolha da solução de um fabricante em favor da alternativa do concorrente ou na correta estimativa do prazo e do custo ao prevermos o uso de uma nova tecnologia em um projeto de desenvolvimento de produto.

Como exemplo de assunto a ser explorado, imagine que a NOVUS possui interesse em conhecer em mais detalhes como funciona um novo padrão hipotético de interface sem fio. Pois bem, todos os colegas que trabalham com o desenvolvimento de produtos eletrônicos sabem que, ao ler sobre um assunto desse tipo, tudo parece ser simples e maravilhoso.

 

via GIPHY

Contudo, a complexidade e os problemas só aparecem quando colocamos efetivamente a mão na massa. É nesse processo do desenvolvimento que encontramos, com muita facilidade, desafios que impulsionam até o mais flexível planejamento de projeto janela afora.

O que é sandbox e como funciona no nosso programa

Com a possibilidade de se antecipar estudos mais aprofundados e de testar diferentes caminhos de desenvolvimento, é possível diminuir muito o risco associado à utilização de uma nova tecnologia no novo produto.

Periodicamente, um Comitê na NOVUS escolhe os assuntos de interesse para o próximo ciclo do Silicon Box. Esses assuntos são distribuídos entre os integrantes do grupo para que sejam explorados durante um período de alguns meses.

Cada equipe do nosso programa de sandbox é responsável por um assunto e possui um orientador, tipicamente alguém com boa experiência técnica que os ajudará a vencer os desafios do dia a dia. A equipe também tem um mentor, alguém responsável por trazer insights das possíveis aplicações e de informações de mercado relacionadas, a fim de manter o foco das atividades dentro da região de interesse para a empresa.

Os integrantes da equipe do sandbox, estudantes de Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação ou áreas afins, partem atrás dos objetivos do projeto associado ao assunto a ser explorado. Estudam normas, avaliam o que existe no mercado, entram em contato com fornecedores, testam kits de desenvolvimento, criam provas de conceito e constroem protótipos. Os participantes do Projeto Silicon Box fazem o que consideram necessário fazer para buscar esse aprendizado para a NOVUS. No final do período, fazem uma apresentação para a empresa mostrando o que fizeram, o que deu certo e o que não deu, o que foi fácil e o que foi difícil.

Espírito de startup

Esse espírito de startup que o Silicon Box consegue manter, com independência dos processos burocráticos da empresa, faz com que resultados muito interessantes sejam alcançados em cada novo ciclo. Os integrantes se mantêm motivados em um ambiente de constante inovação e enfrentando os novos desafios sugeridos a eles.

Nos últimos anos, o nosso sandbox Silicon Box vem tendo sua atuação ampliada, passando a integrar iniciativas de inovação aberta fora da iniciativa interna. Fizemos um hackathon em 2021 com o objetivo de selecionar uma startup para nos ajudar a melhorar um processo da nossa fábrica, o que envolvia visão computacional. Além disso, duas outras startups se tornaram parceiras e estão sendo apoiadas pela NOVUS. Ambas têm propostas de produtos muito interessantes que complementam os desenvolvimentos passados e futuros da empresa e o Silicon Box, é agora, o Programa de Inovação Corporativa da NOVUS.

Artigo escrito por Sandro Rafael dos Santos, Diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da NOVUS.

 

Artigos relacionados:

Você conhece a importância da rastreabilidade metrológica?

A evolução das salas limpas e o que isso mudou na sua vida

Calibrar instrumentos de medição: como ajudar o cliente a pular esta etapa