Como foi desenvolvido o sensor de nível TL400

O novo sensor de nível não-intrusivo TL400 utiliza tecnologia ToF LASER, e não a tecnologia LASER que já é utilizada em aplicações para medição de nível. Diferenciando-se do que já está disponível no mercado, entenda como a equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da NOVUS criou um dispositivo inovador. Quem relata é o Diretor de Tecnologia, Sandro Santos.

“Olhando para trás, com o final do projeto do TL400, novo sensor de nível da NOVUS com tecnologia LASER, vale compartilhar alguns detalhes e aprendizados. 

Antes do início do desenvolvimento do projeto, tínhamos várias tecnologias à disposição que poderiam ser utilizadas no produto. Entre elas, a medição hidrostática, o ultrassom, o ToF de LASER infravermelho (ToF = time of flight = tempo de voo) e o LiDAR. As respostas das perguntas abaixo formaram parte dos critérios utilizados para de direcionar a escolha uma destas:

  • Quais aplicações o produto deveria atender? 
  • Qual das tecnologias nos permitiria ter um produto disponível mais rápido? 
  • Qual delas oferecia uma solução mais generalista? 

Acabamos escolhendo a solução com o ToF LASER, cujo princípio físico de medição difere da tecnologia LASER pura, embora use-a como parte da solução. Achamos que esta opção era muito versátil, pois conseguiria atender várias aplicações e tinha muitas vantagens, como:

  • Ser compatível com vários níveis de luminosidade ambiente 
  • Aplicável em cenários muito diversos: líquidos, sólidos com fumaça, materiais reflexivos, tanques com poeira, tanques sob pressão, tanques com respingos de líquidos, etc. 
  • Tecnologia à prova d’água (continuava funcionando mesmo molhado) 
  • Era resistente à vários meios: água, óleo, sólidos, etc. 
  • Bom custo 
  • Configuração extremamente flexível, adaptável a inúmeras variáveis 

Há sempre mais de uma possibilidade de direcionamento no desenvolvimento de um produto, e todos eles apresentarão algum tipo de desafio a ser resolvido. Os problemas que surgem durante o desenvolvimento devem ser encarados de frente. Ou seja, após a decisão, não devemos simplesmente nos arrepender da escolha e voltar ao início a cada problema encontrado. 

Sensor confiável, testado e aprovado 

A parceria de um “early adopter”, ou seja, de um cliente interessado na solução que nos ajuda a desenvolver e testar o produto, foi fundamental em todos os mais recentes lançamentos da NOVUS. Neste caso específico, o early adopter nos permitiu ter uma aplicação concreta para focar e resolver.  

A aplicação demandada pelo parceiro foi bastante desafiadora, pois exigia medição de nível de líquidos de tanques em movimento. Neste caso, a interface Bluetooth do produto foi essencial. Além de simplificar a configuração do sensor de nível pelo cliente, também possibilitou à nossa equipe acompanhar em tempo real o diagnóstico das medições e de parâmetros internos dos protótipos durante os testes. 

Percebemos, durante o desenvolvimento, que a correta filtragem do sinal lido é muito importante e bem mais complexa do que tínhamos imaginado inicialmente. Foram testados vários modelos e algoritmos diferentes até encontrarmos o mais adequado para a aplicação. 

A fabricação de um sensor de nível inovador 

Para o TL400, se tratando do processo de manufatura, implementamos o processo de fechamento do alojamento por ultrassom em nossa fábrica. Essa etapa possibilita a vedação do produto sem a necessidade de parafusos, por exemplo.  

E, então, outro desafio se apresentou: considerando o produto vedado, houve a dificuldade de acessarmos os parâmetros do produto durante o teste e a calibração no processo de manufatura. Como a nossa Jiga de Testes iria ler e escrever no produto? Para isso, tivemos que adaptar a nossa Jiga para se comunicar com o produto via Bluetooth, uma solução atingida não sem algum trabalho, mas eficaz. Mais um desafio resolvido. 

É incrível como, ao focarmos bastante nos aspectos mais inovadores de um projeto como o do sensor de nível TL400, nos surpreendemos no trabalho que outros aspectos teoricamente mais simples acabam demandando. Entre estes, podemos citar a implementação da atualização de firmware (software embarcado) em campo através da interface Bluetooth e a inclusão do produto no software de configuração SigNow.  

Ou seja, os desafios existem em várias etapas de desenvolvimento. Apenas uma visão mais detalhada revela o quanto a implementação de alguma funcionalidade pode ser mais simples ou mais trabalhosa que o imaginado inicialmente. Na nossa experiência, mais trabalhosa! 

Por fim, algo indispensável neste projeto foi a multidisciplinaridade da equipe de desenvolvimento da NOVUS, que contou com profissionais da Engenharia Elétrica/Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Física, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, entre outros. Cada um contribuiu com a sua especialidade e a sua experiência para garantir o sucesso do projeto, superando os vários obstáculos que surgiram.” 

 

Leia também:

Como escolher um sensor de nível: ultrassom, radar ou laser?

Medição de nível em processos industriais: soluções novas para desafios complexos

O desenvolvimento do Telik Trafo Lite