Como escolher um sensor de nível: ultrassom, radar ou laser?

Na indústria atual, a medição precisa de nível tem papel crítico em uma variedade de processos, desde o controle de tanques de armazenamento até o gerenciamento de líquidos em sistemas de produção. Desconsiderando os tipos de  sensor de nível que ficam imersos na substância armazenada, são três as principais tecnologias utilizadas para medir nível de forma não invasiva: ultrassom, radar e laser.

Entenda o que cada uma delas é capaz de realizar e quais são os critérios a considerar.

Medição de nível por ultrassom

Sensor de nível ultrassônicos são uma opção para aplicações de baixíssima complexidade. Estes dispositivos utilizam ondas sonoras de alta frequência para medir a distância entre o sensor e a superfície do material, seja líquido ou sólido.

Por um lado, esta tecnologia costuma ter preços acessíveis, possibilitando decisões mais econômicas, e manutenção esporádica. Mas esta tecnologia tem limitações de alcance, e possuem o que é chamado de “zona morta, uma área logo abaixo do sensor onde a medição não é realizada. Também é bastante suscetível a interferência de outros dispositivos que usam ondas sonoras e, ainda, o sensor exige limpeza regular para evitar o acúmulo de sujeira ou detritos que atrapalham as medições.

Medição de nível por radar

Muito utilizados em reservatórios de grande porte, sensores de nível por radar utilizam ondas eletromagnéticas para medir a distância até a superfície do líquido ou sólido. Mesmo em condições desafiadoras, sensor de nível que utiliza radar costuma ser mais precisos que seus concorrentes que utilizam ultrassom.

Por isso mesmo, requerem maior investimento no momento da compra dos equipamentos e ainda exigem uma equipe técnica com treinamento avançado para configurar o dispositivo. Outro ponto negativo é que os sinais de radar não funcionam bem em ambientes irregulares e com obstáculos internos que refletem de maneira indesejada.

Medição de nível a laser

O melhor de dois mundos quando o que se busca é exatidão excepcional nas medições e custo acessível. Um sensor de nível a laser é capaz de transmitir instantaneamente suas leituras, possibilitando o monitoramento em tempo real. Sua instalação é rápida e fácil.

A escolha entre sensores ultrassônicos, radar e laser depende das necessidades específicas de sua aplicação. Sensores ultrassônicos podem ser a escolha adequada para aplicações de menor complexidade, enquanto o radar é uma opção para ambientes adversos. Já a tecnologia laser é ideal quando a precisão é crítica e flexibilidade de aplicações é visto como um benefício extra.

Lembre-se de que a seleção adequada da tecnologia de medição de nível é fundamental para garantir a eficiência operacional e a segurança em sua indústria. Avalie cuidadosamente os prós e contras de cada tecnologia em relação às necessidades específicas de sua aplicação e escolha com sabedoria. Com o conhecimento técnico adequado, você pode tomar decisões informadas e obter resultados excepcionais em suas operações industriais.

Saiba tudo sobre um novo sensor de nível não intrusivo de última geração. Inscreva-se para receber todas as informações primeiro.