Novo sensor de nível não-intrusivo impediu fábrica de interromper a produção

A maneira como as empresas operam hoje faz com que uma grande parte das pessoas receba uma quantidade grande de e-mails, mensagens e notificações no dia a dia. Entre os avisos mais temidos, estão aqueles que reportam problemas complexos que afetam diretamente a qualidade percebida sobre os produtos, a integridade da marca e o respeito dos clientes pela empresa.

Com um lote de produtos de alto custo de produção já vendido, uma fabricante de equipamentos agrícolas corria o risco de ter sua fábrica parada por tempo indeterminado. Um dos acessórios indispensáveis para a percepção da qualidade e desempenho de seus equipamentos era um sensor de nível e o fornecedor enfrentava problemas na cadeia produtiva.

Além da dificuldade em receber as unidades dentro do prazo, o modelo de sensores já vinha apresentando, eventualmente, um comportamento indesejável. Com a movimentação do líquido no reservatório, o sensor indicava erro ao ficar saturado. A leitura do nível só voltava à ativa quando o sensor ficasse completamente seco novamente.

A NOVUS já tinha a solução ideal para esta empresa, um novo sensor de nível à laser, não intrusivo, capaz de medir com alta exatidão líquidos em movimento sem sofrer com o contato eventual com o material medido. No entanto, este novo dispositivo estava em fase final de desenvolvimento e ainda não havia sido testado em campo.

Os testes com usuários, ou “em campo”, são essenciais para garantir que um dispositivo corresponda a todas as expectativas do cliente. A equipe de desenvolvimento da NOVUS é capaz de testar os produtos em muitas situações adversas, mas há exceções de operação que cada máquina ou instalação pode apresentar. E estas se dão apenas nas aplicações em campo, com o uso no dia a dia nas mais diversas condições.

A etapa de testes com usuários é essencial e, felizmente, a fabricante de equipamentos agrícolas aceitou ser a primeira a testar o novo sensor de nível TL400. Especialistas técnicos da NOVUS foram alocados na empresa do cliente para que o produto fosse testado em todos os cenários possíveis. Como foram necessários apenas ajustes finos para que se consolidasse o dispositivo, a fabricante não precisou interromper suas entregas.

Desde então, 3.300 equipamentos agrícolas desta marca já foram fabricados com o sensor de nível TL400, da NOVUS.

 

Leia também:

Medição de nível em processos industriais: soluções novas para desafios complexos

Como escolher um sensor de nível: ultrassom, radar ou laser?

No Chile, Fieldlogger entrega exatidão na gestão em saneamento