No Chile, Fieldlogger entrega exatidão na gestão em saneamento

Implementada pela Veset, integradora de sistemas que presta serviços para a Direção Geral de Águas do Chile, solução da NOVUS entrega cálculos com expoente de até seis casas decimais para maior exatidão no controle de vazão com calhas Parshall. Funcionalidade de cálculo implementada no Fieldlogger dispensa cálculos manuais, reduzindo o tempo de gestão de dados e ampliando a confiança dos registros.

A função incorporada ao FieldLogger faz dele o equipamento específico para registro dados com maior precisão complementada por um sistema que integra outros dois dispositivos da NOVUS (veja abaixo).

Dirección General de Aguas de Chile, o ministério de obras públicas do país, é um órgão com papel similar ao da brasileira Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

 

Otimizando a medição de vazão com calhas Parshall

O desafio de realizar medições precisas e rápidas em sistemas com calhas Parshall, que envolve interações de variáveis com expoentes decimais, levou a NOVUS a implementar uma atualização no datalogger, ampliando ainda mais as possibilidades do datalogger.

Para a Veset, a necessidade surgiu para manter a conformidade com as normas da Direção Geral de Águas do Chile, que exige um controle rigoroso da água utilizada no país. Grandes empresas, incluindo aquelas nas indústrias de mineração e agrícola, além das concessionárias de distribuição frequentemente utilizam calhas Parshall para entregar grandes volumes de água.

A funcionalidade de cálculo com exponencial decimal foi certeira para solucionar um dos maiores gargalos na gestão dos dados referentes à vazão. A incorporação dessa função ao Fieldlogger, aplicado em conjunto com o N1500-FT e o N1500, trouxe benefícios notáveis. Essa atualização representa um avanço, visto que os equipamentos tradicionais não oferecem essa funcionalidade específica.

 

Panorama da aplicação do Fieldlogger em controle de vazão

Anterior à implementação do cálculo com expoente decimal ao Fieldlogger, a Direção Geral de Águas do Chile apresentava dificuldade para ler o sinal de nível (altura) e relacionar, através de equações padronizadas, um fluxo de nível pelas calhas Parshall. O principal desafio foi recorrer a operações mais seletivas que permitissem as medições, que requerem uma interação de variáveis com expoentes decimais.

 

As equações para associar os diferentes canais têm um expoente decimal como o mostrado abaixo.

 

A solução era temporariamente resolvida com transmissores de nível que possuem equações integradas internamente. Quando não havia transmissores com esta capacidade, os controladores ou registradores faziam as relações matemáticas necessárias. Geralmente, utilizam-se registradores ou controladores com a função de associar diâmetro e altura em relação à calha Parshall para relacionar a vazão instantaneamente.

No Chile, a Direção Geral de Águas exige o controle da água utilizada no território, através de registros da diferença entre a água que é extraída e a que é devolvida à terra. Ocorre que a maioria das empresas e indústrias de grande porte, seja mineração, silvicultura, entre outras, entregam grandes volumes de água através de calhas Parshall.

Assim, a função incorporada ao FieldLogger faz dele o equipamento específico para registro dados com maior precisão complementada pelo uso do N1500-FT e do N1500. A adoção desta solução da NOVUS trouxe resultados substanciais na medição de vazão. Benefícios como precisão aprimorada, eficiência e agilidade são percebidos diariamente na gestão dos recursos de acordo com as normas regulatórias.

 

Sobre a Veset

Veset é uma empresa com mais de 16 anos de experiência, especializada em fornecer soluções nas áreas de instrumentação, automação, acionamento e controle industrial.  A organização tem como propósito atuar como um aliado estratégico dos clientes para apoiar seu desenvolvimento e melhoria contínua de seus processos, mantendo-nos na vanguarda das mudanças que surgirem no futuro.

 

Leia também:

FieldLogger não foi o primeiro data logger da NOVUS

Data logger: o que é, quem utiliza e como obter calibração

Registro de dados em saneamento: como ter maior controle e evitar perdas excessivas