Medição de nível em processos industriais: soluções novas para desafios complexos

O principal e mais complexo desafio para a medição de nível em tanques e silos industriais está associado com a exatidão. Medições imprecisas afetam significativamente a produção e a segurança dos processos e pessoas. Sensores de nível em contato com o material armazenado, por mais exatos que sejam, se deterioram com o tempo. Superar estes obstáculos e garantir as entregas planejadas está cada vez mais simples e mais barato com sensores de nível não intrusivos de última geração.

A responsabilidade de realizar boa gestão de materiais e de processos cabe a todos os gerentes, engenheiros e técnicos que lidam diariamente com as mais diferentes complexidades dos processos industriais. Quando se fala em gestão inteligente de insumos em tanques e silos industriais, sejam eles líquidos ou sólidos, é preciso considerar alguns avanços tecnológicos que apresentam real vantagem em processos industriais.

Receba informações exclusivas sobre um novo sensor de nível de alta precisão.

Configurar Sensor de nível sem fios: é possível?

Um desafio comum na medição de nível em processos industriais é a configuração e leitura em tempo real dos parâmetros. Algumas aplicações exigem que sejam planejadas as alterações e ajustes já que é preciso deslocamento de um técnico para áreas de acesso dificultado para que se faça a leitura dos dados.

A solução para estes desafios é optar por um sensor de nível que possua tecnologia de comunicação sem fio. As vantagens de um sensor de nível com Bluetooth incluem a segurança dos técnicos, a praticidade de acompanhamento dos dados no dia a dia e a não interferência eletromagnética e de ruído elétrico no elemento sensor.

Processos industriais com líquidos de difícil manuseio

Não apenas de difícil manuseio, materiais corrosivos e viscosos representam real dano aos transmissores e sensores de níveis responsáveis por informar as quantidades dentro dos reservatórios. Danificados pelo contato constante com os materiais, estes dispositivos podem tanto registrar dados incorretos quanto parar de funcionar, exigindo a troca do equipamento.

Claro que existem os sensores já preparados para lidar com diferentes tipos de materiais, porém eles acabam sendo pouco versáteis porque são compatíveis apenas com um tipo de insumo. Ou seja, não são aplicáveis em reservatórios que podem ser utilizados para armazenar diferentes materiais conforme o processo em andamento.

A solução, neste caso, está em dispositivos que não entram em contato com o material a ser medido. Um sensor de nível não intrusivo de última geração é a resposta certa para os desafios na medição de nível em processos industriais. A gestão inteligente de materiais em reservatórios e estoques depende de tecnologia de ponta, versatilidade na aplicação e precisão nas medições.

Junte-se à lista exclusiva de interessados na mais nova tecnologia de sensores de nível não intrusivos e receba as atualizações e informações técnicas antes do grande público. Clique aqui para se inscrever!