Conheça 5 problemas graves em frigoríficos acarretados por perda de licenciamento

Empresas que não seguem a legislação devem ser fechadas. No caso de frigoríficos, os casos de descumprimento da legislação sanitária ou trabalhista pode gerar multas ou ainda,  cassação de registro do estabelecimento e até mesmo uma proibição de contratar com o poder público por até 5 anos.

Cinco problemas graves que podem surgir quando um frigorífico perde alguma licença

  • Problemas para exportar:

    Frigoríficos que não cumprem com toda a legislação não recebem o Serviço de Inspeção Federal (S.I.F.).  O S.I.F é um sistema de controle do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil que avalia a qualidade na produção de alimentos de origem animal comestíveis ou não comestíveis. Em resumo, os fiscais verificam se o produto atende aos requisitos mínimos de qualidade para consumo. Produtos aprovados recebem um carimbo sem o qual é proibido exportar. Os produtos brasileiros com o selo SIF são comercializados em mais de cento e oitenta países, elevando o Brasil à categoria de grande exportador mundial de produtos de origem animal. Ou seja: frigoríficos sem o selo S.I.F perdem uma significativa participação no mercado.

  • Problemas trabalhistas:

    Uma empresa que não cumpra alguma norma regulamentadora referente ao trabalho, como é o caso da NR36, está mais sujeita a ter acidentes de trabalho dentro de sua planta. Desse modo, a  empresa pode ser responsabilizada criminalmente, recebendo desde apenas uma infração penal – quando acidentes não resultem em morte de colaboradores – até casos que podem ser tratados como homicídio, na existência de morte de trabalhador decorrente do descumprimento das normas de segurança. Não esqueça: vidas sempre em primeiro lugar!

  • Problemas graves no setor financeiro:

    Frigoríficos e abatedouros que atuam sem licenciamento ambiental atualizado podem receber pesadas multas, além da suspensão de licenças anteriores e a não concessão do uso do solo ou recursos naturais. Além disso, se constatado que a empresa sem licença poluiu a água ou solo ao redor de suas instalações, já há casos em que os frigoríficos tiveram que arcar com a recuperação das áreas degradadas.

Quais as consequências de deixar de contar com algum tipo de licença?

  • Problemas de imagem:

    Investigações que resultam em interdições de abatedouros e frigoríficos têm muito potencial para se tornar escândalo na mídia. Terceiro maior produto de exportação do Brasil, a carne brasileira é sinônimo de qualidade em mais de 150 países. É um mercado que atrai muitos olhares. Quem não se lembra da Operação Carne Fraca, da Polícia Federal? Em 2017, a PF deflagrou mais de 30 empresas alimentícias acusadas de comercializar carne estragada e adulterada. O caso, que envolveu políticos, repercutiu em veículos como Wall Street Journal, Financial Times, Clarín e El País. Além disso, acarretou prejuízos financeiros gigantescos para o setor. A imagem da carne brasileira ficou manchada no exterior. Assim como também não podemos esquecer da velocidade de compartilhamento de notícias na internet. Mais do que nunca, os consumidores estão cada vez mais informados, exigentes e cientes dos seus direitos.

  • Problemas sociais:

    Devido a importância da carne na economia brasileira, muitas regiões se desenvolveram em torno dessa indústria. O fechamento de um frigorífico pode representar um enorme impacto social. Um grande número de demissões em um setor importante acaba tendo reflexos no consumo de outros bens e serviços. A pecuária, setor cujas atividades são fundamentais no mercado da carne, também pode ser afetada. Quando empresas encerram suas atividades e não cumprem com compromissos financeiros junto aos criadores de animais, pode haver a necessidade de redução de custos. Com isso, as empresas ficam obrigadas a diminuir pessoal.

Problemas graves de perda de licenciamento podem ser evitados. Uma das melhores formas de manter a segurança do seu frigorífico é com um sistema adequado de monitoramento de vazamento de gases. Conheça as 10 formas de prevenir explosões por vazamentos de gás amônia.