LTE e o futuro da comunicação remota em automação industrial
Como parte do glossário da telefonia móvel, LTE significa Long-Term Evolution, uma tecnologia de conexão sem fio com capacidade de transmissão de dados estável. Através de bandas de frequência específicas, une ampla cobertura e alta capacidade de transmissão, se tornando ideal para conectar dispositivos em locais remotos.
Sem a necessidade de cabeamento as localidades distantes ganham visibilidade em sistemas unificados. Além de possibilitar o monitoramento de processos em operações distribuídas, a alta velocidade de comunicação LTE para a transmissão de dados e a baixa latência posicionam esta tecnologia como crucial para acompanhamento dos dados de desempenho em tempo real.
LTE é o mesmo que 4G?
A resposta simples é não. Pode-se dizer que LTE não é tanto uma tecnologia e sim um meio onde cada geração de melhorias vem de um número. Portanto, 4G utiliza a banda disponibilizada pela 4ª geração de LTE. É muito comum que se faça essa associação já que os smartfones podem exibir o termo 4G LTE nas informações de rede de cobertura. Em 2008, quando a tecnologia foi introduzida, se tratava se um novo espectro de eficiência de rede com tempo reduzido de envio e recebimento de dados.
Como LTE é a sigla para Long-Term Evolution, ou Evolução de Longo Prazo, na prática isto se traduz em níveis de performance que evoluem conforme a capacidade dos hardwares de telefonia. Velocidade de transmissão de dados, latência, durabilidade de bateria e eficiência de custos estão em constante otimização.
Apesar da evolução contínua, com comunicação LTE não se torna obsoleta conforme novas gerações de dispositivos são introduzidos ao mercado.
Tecnologia LTE (Long-Term Evolution) na Indústria
Considerando tudo o que já foi colocado nos parágrafos anteriores, é possível concluir que LTE é uma tecnologia que tem inúmeros benefícios para utilização em automação industrial.
Os benefícios de um dispositivo que se comunica através da rede LTE são:
- Conectividade em todo o globo, o que beneficia usuários individuais e aplicações industriais.
- Continuidade de uso, por longo prazo, em oposição às antigas tecnologias 2G e 3G que estão cada vez mais defasadas.
- Oferece a melhor opção de velocidade e conectividade enquanto a rede 5G verdadeira ainda é uma tecnologia emergente e pouco estável em muitas partes do globo.
- Baixo consumo de energia e alta velocidade, que demanda pouca complexidade dos dispositivos, o que se traduz em excelente custo-benefício.
Setores como transporte, utilities (energia e saneamento) e agricultura são os principais aderentes à LTE. Estes segmentos da indústria se beneficiam especialmente pela demanda crítica de comunicação remota.
A dispensa de estrutura de cabeamento acaba beneficiando ainda mais as aplicações industriais remotas e reduzindo custos. Além de não exigir investimento em planejamento, obras e fiação, dispositivos eficientes reduzem o tempo de comissionamento e configuração.
Uma nova solução para registro de dados com tecnologia LTE é capaz de melhorar o monitoramento remoto, tornando qualquer operação mais eficiente e menos propensa a riscos.
Se quiser saber mais, clique aqui.
Leia também:
5G em produtos IoT: necessidade ou capricho?