Eficiência na gestão de ativos com monitoramento em tempo real

Enquanto o foco da inovação do setor nos últimos anos contemplou majoritariamente a geração de energia, a etapa de distribuição já tem à sua disposição muitas oportunidades inteligentes e conectadas de melhoria em eficiência. A demanda atual por sustentabilidade coloca evidência a necessidade de monitoramento da rede e dos ativos das concessionárias.

Redução de perdas cai como uma luva para o funcionamento racional da cadeia de distribuição. A modernização no setor elétrico é uma necessidade urgente e está no topo das prioridades entre gestores das distribuidoras de energia. Se ampliarmos o foco, é, também, uma preocupação até mesmo de fabricantes de insumos, como transformadores.

Se a indústria já está alcançando novos referenciais de produtividade com IoT, na geração e distribuição de energia a digitalização é capaz de modernizar os processos tornando todo o segmento de utilities mais eficiente. O acompanhamento constante e detalhado dos principais indicadores dos sistemas de energia é a principal atividade que se beneficia com a digitalização, mas os benefícios impactam positivamente todas as áreas da operação.

IoT para monitoramento de energia

A revolução tecnológica iniciada com a Internet das Coisas (IoT) permite medições inteligentes com baixo consumo de energia através de sinais que indicam a eficiência e as condições de funcionamento dos equipamentos.

O desenvolvimento tecnológico com foco no setor elétrico viabiliza, principalmente:

  • A segurança dos trabalhadores e consumidores, evitando curtos e explosões.
  • Redução de interrupções no fornecimento de energia.
  • Otimizar as manutenções, prevenindo falhas e reduzindo o tempo de inatividade.
  • Minimizar a substituição prematura de ativos, auxiliando no prolongamento da vida útil do equipamento
  • Potencializar a atuação das equipes, tornando-as mais eficientes e produtivas.
  • Reduzir custos operacionais, maximizando o retorno do investimento.

Impulsionada, principalmente, pela busca de uma rede elétrica mais eficiente, a conectividade do contexto de aplicação é capaz de promover melhores serviços e experiências ao consumidor enquanto proporciona a gestão otimizada nas concessionárias e distribuidoras.

Tecnologia para distribuição de energia

Referência na indústria eletrônica, a brasileira NOVUS Automation tem se destacado com soluções dedicadas. Na área de energia, a linha Telik inova com produtos que fornecem dados relevantes para monitoramento do transformador, que permite escalabilidade, mobilidade, fácil instalação e custo coerente para esta aplicação.

Através do monitoramento da temperatura, com Telik Trafo Lite é possível acompanhar a performance do transformador. Além de entender o comportamento do ativo durante o período de supervisão, é possível verificar se o dispositivo está no estado correto de operação, identificando com antecedência a necessidade de intervenção.

A conexão é externa, por fixação magnética no transformador, onde um dos imãs é o próprio sensor de temperatura. É a tecnologia LoRA contida no dispositivo que transmite dados em longo alcance e baixo consumo e com uma bateria operante por cerca de 10 anos.

Em outra frente, a solução para redes de baixa tensão, Telik Trafo, atua como medidor de balanço de energia, análise de carregamento de transformadores bem como medições comparativas e fiscalizadoras. Robusto para utilização externa, permite acesso aos dados no local (via WiFi) ou remoto (via Rede Móvel 4G, realizando fallback para tecnologias inferiores quando necessário). Além da medição de todas as grandezas elétricas derivadas da tensão e corrente, possui a funcionalidade Last Gasp, permitindo a informação imediata da falta de energia.

Em barramentos de cubículos de medição, ambientes restritos e com dificuldade de extração de informações, é Telik Gardo o dispositivo que monitora a saúde do processo sem a necessidade de bateria ou alimentação cabeada. Além de implantação facilitada pela ausência de cabeamento, os sensores de temperatura sem bateria proveem visibilidade das informações essenciais para uma tomada de decisão rápida.


Leia também:

Data logger em estação meteorológica: em mais de 30 usinas fotovoltaicas, a Bulbe Energia usa FieldLogger

O desenvolvimento do Telik Trafo Lite

Como são testados os produtos NOVUS em desenvolvimento