Linearização Personalizada versus Calibração Customizada

A NOVUS Automation possui dois métodos para adequar o sinal lido do equipamento a uma resposta ideal esperada pelo usuário: a linearização personalizada e a calibração customizada. Esses métodos estão presentes em alguns produtos da marca NOVUS, mas qual o objetivo de cada um e qual a diferença entre eles?

 

Linearização Personalizada

A linearização personalizada, presente, por exemplo, nos indicadores N1500 e N1540, permite aplicar uma transformação linear em um sinal de entrada. Este sinal tem por objetivo gerar um sinal que, por sua vez, representa a grandeza de interesse de forma mais inteligível. Um exemplo típico é receber um sinal 4- 20 mA de um transmissor de nível em um tanque com   cônico e adaptarmos esse sinal para indicar o volume de água do tanque. Conforme a figura 1, podemos ver que o volume possui uma relação com o sinal de nível que muda a partir do ponto A.

Com a linearização personalizada, são inseridos pontos no equipamento que criam segmentos de reta para conformar o sinal de entrada à saída esperada. Desta forma, a mudança de comportamento a partir do ponto A pode ser “compensada” para que o volume indicado apresente sempre o valor correto.

 

Calibração Customizada

A calibração customizada é aplicada para corrigir diferenças entre o valor indicado e o valor que esperávamos que fosse indicado. Atualmente presente no FieldLogger e em alguns produtos em desenvolvimento, também funciona através de pares de pontos com o valor indicado e o valor que deveria indicar. Estes, por sua vez, formam segmentos de reta com a função de ajustar a indicação. É uma característica muito útil em calibrações e ajustes feitos por laboratórios.

Interessante salientar que a correção na indicação não ocorre apenas nos pontos inseridos, mas em toda a faixa de indicação. Por exemplo, se o usuário mede 100,8 °C ao invés de 100,0 °C, como era o esperado, e insere esse par de pontos na calibração customizada, o equipamento passará a indicar 100,0 °C sempre que estiver medindo 100,8 °C. Essa compensação de -0,8 °C vai se alastrando através da faixa, tendo seu efeito diminuído à medida que se afasta dos 100 °C.

Embora tenham sido idealizados para resolver problemas diferentes, os dois métodos são implementados de maneira parecida, o que às vezes possibilita utilizar um no lugar do outro. Contudo, cada um deles possui as características necessárias para resolver um tipo de problema.  Saber exatamente qual é esse problema possibilita o melhor uso destes recursos.

Além da Linearização Personalizada e da Calibração Customizada, os produtos NOVUS tipicamente possuem um parâmetro de offset de usuário, que permite o deslocamento da medição/indicação em um nível configurável. Nesses casos, o deslocamento configurado vale por toda a faixa de medição.

 

Leia também:

Como foi desenvolvido o sensor de nível TL400

Medição de nível em processos industriais: soluções novas para desafios complexos

Data logger: o que é, quem utiliza e como obter calibração