Sensor de temperatura: quais as diferenças e como escolher

Dentre diferentes opções, escolher um sensor de temperatura ideal depende de vários fatores de fácil entendimento esclarecidos logo abaixo. É preciso saber, pelo menos, qual será a faixa de temperatura a ser medida, a precisão requerida, o tempo de resposta, o custo, a facilidade de instalação e manutenção, a compatibilidade com o meio e o sistema de controle.

Tecnologia essencial para a automação industrial, não existe um único sensor de temperatura que seja melhor para todas as situações. Por isso, é importante entender as características e as especificações de cada tipo de sensor para conseguir compará-las com as necessidades da aplicação.

Para evitar tempo perdido e ajudar no momento de escolher um sensor de temperatura, criamos um e-book com tabela comparativa de sensores de temperatura e compatibilidade com alguns processos e equipamentos. Com a tabela na sua frente, escolher um sensor de temperatura será mais fácil com um simples processo de eliminação conforme as características incompatíveis com a sua demanda.

 

Baixe este e-book gratuitamente clicando aqui ou no botão abaixo. 

  BAIXAR E-BOOK

 

O que é um sensor de temperatura? 

Um sensor de temperatura é um dispositivo que detecta a variação de temperatura em um determinado meio ou objeto e, então, transforma essa informação em um sinal para ser lido ou processado por um sistema ou dispositivo de controle (como um controlador de temperatura). Os sensores de temperatura são amplamente utilizados em vários setores da indústria para monitorar e regular processos que envolvem calor, como aquecimento, resfriamento, secagem, esterilização, combustão, etc.

 

Termopar ou termorresistência? 

Termopares são constituídos de dois fios metálicos de materiais diferentes, unidos em uma extremidade. Quando a junção é submetida a uma variação de temperatura, ela gera uma diferença de potencial elétrico proporcional à temperatura. Estes modelos são simples, baratos, robustos e podem medir uma ampla faixa de temperatura, porém têm precisão reduzida e necessitam de uma referência de temperatura para a calibração. 

Termorresistências são dispositivos que alteram sua resistência elétrica em função da temperatura recebida. As termorresistências podem ser de dois tipos: termistores e RTDs, detectores de temperatura por resistência (Resistance Temperature Detectors em inglês). Os termistores são semicondutores com alta sensibilidade à temperatura, mas uma faixa de medição limitada e resposta não linear. Já os RTDs são sensores metálicos, em sua maioria de platina, que têm uma boa precisão, são estáveis, com boa linearidade, mas baixa sensibilidade e resposta lenta.

 

Medição de temperatura: erros têm custos altos 

Em processos industriais que têm como parte fundamental o controle da temperatura, erros na medição podem trazer prejuízos e riscos na produção. Além da grande possibilidade de perda dos insumos, as falhas no controle de temperatura ameaçam a longevidade dos equipamentos e seus acessórios. 

Quando são identificadas as falhas no controle de temperatura, é preciso entender onde está o problema e substituir o sensor de temperatura que causa o problema. Por isso é importante saber quais variáveis são essenciais na escolha do elemento sensor e, então, fazer a troca para a opção mais adequada ao processo. 

 

Veja neste material de referência de Sensores de Temperatura as características de cada tipo de sensor. 

 

Leia também:

Artigo: IoT – sensores que facilitam a vida

Novo sensor de nível não-intrusivo impediu fábrica de interromper a produção

Como escolher um sensor de nível: ultrassom, radar ou laser?