A queridinha das Américas: como a pizza conquistou corações em todo o continente americano

Nós contamos aqui que a pizza tem seus primórdios no Oriente Médio, mas foi na Itália, mais especificamente em Nápoles, que ela ganhou as características de hoje. Porém, é nos Estados Unidos que a pizza se torna extremamente popular, virando uma das opções mais democráticas e apreciadas em qualquer refeição.

No início do século 20, os imigrantes italianos que chegaram na América do Norte levaram consigo as receitas já consagradas no seu país de origem. Eles se estabeleceram principalmente nas regiões de Nova York e Chicago e, no começo, as pizzas eram vendidas em fatias, em pequenas padarias e cafés de bairro.

Das ruas de NY para a porta da nossa casa

Em 1905, o italiano Genaro Lombardi abre a primeira pizzaria em Nova York. Já nos anos 30, ele agregou mesas e cadeiras no seu estabelecimento, que também servia outros pratos de origem italiana. Durante os 25 anos seguintes, pizzarias seriam abertas em todo o país, sobretudo em Boston, adquirindo características próprias e acrescentando sabores locais às receitas.

Depois da Segunda Guerra Mundial a pizza definitivamente virou moda nos Estados Unidos, quando os soldados norte-americanos voltaram da guerra falando sobre a iguaria que consumiram na Itália. Também nesse período surgiram os deliveries, tornando o acesso às pizzas algo mais fácil. O O serviço iniciou em Nova Iorque, onde as pizzas eram armazenadas em containers para o transporte e entrega. De lá para cá, o desejo pela comodidade de receber uma pizza em casa só aumentou. Afinal, quem não gosta de receber uma pizza quentinha? E olha que de controle de temperatura a NOVUS entende. Hoje, os Estados Unidos consomem aproximadamente 3 bilhões de pizzas por ano, uma impressionante marca de 350 pedaços de pizza são consumidos por segundo.

O fantástico mundo onde as pizzas podem ter quase qualquer recheio imaginável: o Brasil

via GIPHY

A pizza chegou no Brasil também pelas mãos dos imigrantes italianos, que aportavam no porto de Santos-SP. A primeira pizzaria no Brasil foi inaugurada em 1910, no bairro do Brás, em São Paulo. Antes da abertura do estabelecimento, a iguaria já era consumida á era consumida pelas ruas, como um lanche, a qualquer hora do dia. Eram vendidas, como na Itália, por garotos que carregavam pequenas estufas de cobre, como tambores, cheios de pizzas pré-preparadas que eram mantidas quentes por brasas de carvão.

Apesar da sua origem italiana, a pizza – assim como a cidade de São Paulo – recebeu muito bem a influência de outras etnias. Nos anos 20, surgiram os primeiros pizzaiolos de origem não-italiana, acrescentando à redonda o tempero de seus países ou regiões. Hoje, 80% dos pizzaiolos da cidade são oriundos do Nordeste do Brasil.

E foi na década de 1950 que a pizza se tornou a a queridinha do Brasil, com a disseminação de pizzarias de norte a sul do país. Hoje, ela faz parte do cardápio da maioria dos brasileiros.

São Paulo é hoje a segunda maior cidade consumidora de pizza do mundo, perdendo apenas para Nova Iorque. De acordo com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da cidade, consumidas cerca de 43 milhões de pizzas por mês na Grande São Paulo.

A pizza faz parte da cultura brasileira e cada estado tem seus sabores favoritos e únicos. Pizza de strogonoff, de coração de galinha e até de creme de avelã com frutas. Como dizem: “gosto: cada um tem o seu.” Porém, o que todos concordam é que a pizza deve ser servida na temperatura certa.

Tudo acaba em pizza?

Você sabe a origem dessa expressão? Conta a história que nos anos 1960, o time do Palmeiras atravessava um grande conflito entre seus dirigentes. Uma longa reunião interna, com mais de 14 horas de duração, se encerrou com o pedido inusitado de “18 caixas de pizzas”. Foi quando o jornalista Milton Peruzzi resumiu o encontro na Gazeta Esportiva com a frase “a reunião acabou em pizza!” e a frase viralizou.

 

A NOVUS tem aliados fortes, que agregam vantagens para todos: fabricantes de fornos, integradores de sistemas, donos de pizzarias, pizzaiolos e para você, que com certeza aprecia sua pizza quentinha e no capricho! Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais.