Case: utilizando produtos NOVUS para monitorar frigoríficos do oeste catarinense

A busca por melhor rendimento com menor custo, aliado a segurança e produtividade, são os principais motivos que levam os mais diversos setores da indústria a estar sempre buscando melhorias e avanços tecnológicos. O mesmo ocorre no setor de alimentos. Porém, existem soluções que, apesar de apresentarem algum tipo de risco, ainda não possuem substituição com a mesma relação custo x benefício. É o caso do uso do gás de amônia para refrigeração, amplamente utilizado em frigoríficos e abatedouros. Do grupo dos ditos “refrigerantes naturais”, ele não contribui ao aquecimento global, é inofensivo a camada de ozônio, barato e com grande desempenho em manter baixas temperaturas. Porém, o gás de amônia pode ser muito prejudicial para a saúde dos trabalhadores, por ser asfixiante e tóxico. Em casos de vazamentos não controlados, pode até mesmo prejudicar o produto manipulado (no caso, carnes). Quando em grandes concentrações, o vazamento de gás amônia em locais sem ventilação pode resultar em explosões.

Precisamos conhecer os regulamentos para estarmos sempre protegidos.

A NR36, norma que regulamenta a Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados, exige a adoção de medidas de controles para proteger os trabalhadores da emissão ou liberação de agentes físicos ou químicos pelas máquinas e equipamentos, além do controle do ar nos ambientes artificialmente climatizado. A Norma também trata especificamente da amônia e exige que as empresas possuam mecanismos para a detecção precoce de vazamentos em pontos críticos, que contemplem painel de controle e sistema de alarme – que deve ser acionado automaticamente quando necessário.

Quer descobrir tudo que você ainda não sabe sobre a NR36 ? Baixe agora mesmo o e-book gratuito!

Usando soluções NOVUS:

O oeste catarinense é um polo da indústria da carne – principalmente suínos e aves – no Brasil, abrigando desde pequenos abatedouros até grandes centros das maiores empresas do setor. A Tesla, parceira NOVUS Expert em Chapecó/SC, possui grande experiência em oferecer soluções para monitoramento e prevenção de vazamentos de gás de amônia.

Existem dois produtos NOVUS oferecidos pela Tesla nas soluções de monitoramento: o Superview, um software de supervisão de rápida configuração e preço acessível, e o FieldLogger, um versátil módulo de leitura e registro de variáveis analógicas e digitais locais e remotas, com grande resolução, desempenho e velocidade.

O Superview cumpre com os requisitos mínimos de segurança necessários para evitar acidentes com amônia, tais como o registro de dados, informações sobre o funcionamento, visualização dos valores e gerenciamento de alarmes. Além disso, o supervisório possui hardkey, permitindo que somente pessoas autorizadas e preparadas tenham acesso ao programa e garantindo, assim, maior segurança de informação e confiabilidade na supervisão dos processos.

O FieldLogger, por sua vez, pode ser até mesmo utilizado por sistemas de pequeno porte – até 8 detectores – pois como também é capaz de apresentar a informação na sua tela, é uma boa alternativa para clientes que exijam relatórios dos registros, mas não possam investir em um software de supervisão. Entretanto, em caso de expansão da planta, o FieldLogger ainda é um equipamento adequado, pois ele pode comportar mais detectores, de acordo com na necessidade do cliente em sua aplicação.

Como funciona a estrutura?

Uma estrutura típica para a detecção do vazamento de amônia em frigoríficos contempla detectores de amônia (a quantidade varia de acordo com o perfil do cliente), um painel central que possua um CLP, o FieldLogger para registro das informações e acionamento de alarmes , sirenes de aviso e o Superview para monitoramento em tempo real, podendo ter inclusive outras estações de visualização em vários locais da planta. É necessário que a detecção seja precisa, confiável e intermitente, portanto, os equipamentos do sistema devem estar sempre calibrados.

Além de equipamentos de qualidade e do seu know-how no segmento, o diferencial da Tesla ao instalar uma solução para monitorar vazamento de amônia em frigoríficos é o seu atendimento. A empresa costuma acompanhar os clientes para garantir que a instalação está funcionando da melhor maneira possível e solucionar dúvidas e dificuldades, para resolver os problemas prontamente. Além disso, existe uma dedicação aos detalhes do local da instalação e procedimentos da planta, buscando que a solução ofertada seja a ideal, com boa qualidade, economia e evitando problemas futuros.

Diversos fatores podem causar um vazamento, tais como abastecimento inadequado dos vasos, falhas em válvulas ou até mesmo o desgaste natural dos equipamentos. Quando uma empresa procura as soluções da NOVUS através do Tesla para garantir o monitoramento em seus frigoríficos, eles buscam mais do que atender a legislação vigente, mas também uma garantia de qualidade do produto entregue, integridade do patrimônio e bem estar dos colaboradores.

Quer você também garantir segurança e eficiência no seu frigorífico ou negócio de alimentos? Chame um dos nossos especialistas!