Indústria farmacêutica utiliza gateway inteligente em aplicação com monitoramento climático wireless

Durante muitos anos, o registro de variáveis importantes na indústria farmacêutica, tais como o monitoramento climático de áreas de armazenamento, foi feito manualmente. Dessa forma, o monitoramento de variáveis importantes para a eficiência do produto final estava sujeito a erros humanos. Com o avanço das boas práticas e o surgimento de regulamentação farmacêutica rigorosa, houve um crescimento no desenvolvimento e fabricação de dispositivos capazes de medir e registrar a maioria das variáveis em ambientes diversos.

Uma empresa do ramo farmacêutico com duas unidades fabris no Brasil procurou a NOVUS com uma demanda. A fabricante em questão buscava uma solução capaz de tornar o monitoramento climático mais eficiente, seguro e confiável.

Até aquele momento, eles utilizavam termo higrômetros espalhados nas áreas a ser monitoradas, o que exigia a disponibilidade de colaboradores em diferentes turnos para a execução da tarefa de registrar a temperatura em determinada hora e local. O monitoramento manual acarretava em atrasos para a tomada de ação em qualquer ocorrência fora do normal, como por exemplo, uma excursão de temperatura fora dos limites especificados. Além disso, o método não oferecia registros suficientes para análise e tomada de decisões que trouxessem melhorias ao processo.

Registros confiáveis? A solução está no monitoramento climático de alta precisão

A solução proposta pela NOVUS teria de ser precisa e eficiente. A empresa, como cliente, buscava mais agilidade e menor dependência de mão de obra para a manutenção da qualidade do produto ao longo de sua vida útil. Automatizar a coleta, transferência e o registro de dados garantiria menor perda de produtos, redução de custos e maior disponibilidade de mão de obra humana em outras tarefas.

A aplicação entregue como solução possui monitoramento sem fio através de sensores de temperatura e umidade wireless – RHT Air – dispositivo preciso, compacto e calibrável. Por não precisar de cabos, torna-se uma opção econômica e flexível no monitoramento climático.

Além disso, utilizou-se o registrador de dados FieldLogger, que garante a disponibilidade e segurança de dados em situação de contingência. A supervisão ficou a cabo do software SCADA SuperView, um programa simples de operar e utilizar para editar e monitorar parâmetros conforme a necessidade do momento. Mas o mais importante: a solução da NOVUS atende aos requisitos da ANVISA e FDA nos quesitos controle de acesso, integridade de dados, rastreabilidade, registro e assinatura eletrônica.

O ponto chave para implementação era o desafio frente à amplitude e segmentação das instalações da empresa. Para tanto, surgiu a necessidade de um gateway de comunicação que, assim como os demais dispositivos, fosse seguro e robusto, e permitisse comunicação sem fio, evitando mudanças na infraestrutura do cliente.

Assim, o dispositivo escolhido foi o AirGate Modbus, gateway inteligente e robusto com comunicação com alcance de até mil metros. O AirGate Modbus opera através do protocolo NOVUS-Air (IEEE 802.15.4), rede wireless industrial própria, tornando-se totalmente independente da infraestrutura de TI do cliente. Sua comunicação possui segurança no tráfego de dados, garantida pela criptografia de 128 bits, e é inteligente pois utiliza faixas de frequência disponíveis de menor interferência, oferecendo estabilidade e confiabilidade no link de comunicação.

Desde que desenvolveu este know-how, a NOVUS vem oferecendo soluções para a modernização de plantas farmacêuticas em todo o país, aliando dispositivos de alta tecnologia e serviço qualificado.

Quer conhecer melhor o FieldLogger? Assista a esse webinar e fique sabendo tudo sobre nosso registrador de dados!