Como agir em casos de intoxicação de funcionários?

Apesar de ser um dos gases inorgânicos mais utilizados na indústria, o gás amônia é altamente irritante e tóxico. É um gás de alta solubilidade em água e por isso, seus efeitos são vistos primeiramente nas áreas úmidas como olhos, pele e sistema respiratório.

Na pele, o gás amônia pode provocar queimaduras e, se ingerido, ele provoca queimaduras na boca, faringe e laringe, além de muita salivação. Já em caso de exposições crônicas, pode ocorrer sangramento nasal e/ou dos lábios,  conjuntivite química, bronquite com redução respiratória e até mesmo danos aos rins.

Exposições a altas concentrações por períodos relativamente curtos podem ser fatais, por isso, é importante saber como agir para prestar os primeiros socorros antes de encaminhar a vítima ao tratamento médico.

Intoxicação? Fique calmo e confira quais pontos observar para agir da melhor forma possível.

Inalação: remova a vítima para área não contaminada e arejada e administre oxigênio, se disponível, sob máscara facial ou cateter nasal. Em caso de parada respiratória, aplique manobras de ressuscitação e encaminhe imediatamente ao hospital mais próximo.

Contato com a pele: rapidamente retirar as roupas e sapatos contaminados e lavar as partes atingidas com água em abundância por 15 minutos. Não colocar ataduras por 24 horas.

Contato com os olhos: A ação imediata é fundamental, pois os primeiros 10 segundos são críticos para prevenir cegueira. Não permita que a vítima feche ou mantenha os olhos fechados. Levante suavemente as pálpebras e lave com água, continuando a enxaguar com grande quantidade de água para permitir a máxima remoção do produto. Após esses cuidados encaminhe imediatamente ao oftalmologista.

Ingestão: Nunca provocar vômitos. Caso a vítima esteja consciente, pode dar água e leite. Encaminhar ao médico informando as características do produto ingerido. Nunca administre nada via oral a pessoas inconscientes ou em convulsão.

Nunca esqueça: a melhor maneira de evitar acidentes é priorizando a manutenção do seu sistema de refrigeração. Além de sistema de detecção de vazamentos, é primordial entender os riscos, certificar-se que as calibrações dos equipamentos estão em dia e tomar as melhores decisões de procedimentos de segurança. Afinal, a segurança e proteção dos funcionários deve ser a preocupação número um de qualquer empresa.

Não são só acidentes com pessoal que podem ocorrer em um caso de vazamento. Confira aqui os outros riscos que seu frigorífico pode correr caso não tenha um sistema adequado de monitoramento.