Banco reduz circulação de pessoas e amplia a segurança no data center

Todos os dias, bancos, seguradoras, casas de câmbio e outras instituições financeiras movimentam milhões em transações. Atualmente, 96% das movimentações financeiras são efetuadas eletronicamente, e estas geram registros importantes para a segurança dos clientes e da própria instituição. A segurança nos data centers é imprescindível para a atuação conforme a legislação.

No Brasil, o Banco Central possui regulamentação específica sobre digitalização e armazenamento de documentação relativos às operações bancárias, dada a importância de manter os dados seguros, íntegros, sigilosos. Ou seja, é imprescindível que haja o menor número de acesso físico possível dentro do data hall de operações.

Menos pessoas, mais segurança no data center

Banco de atuação nacional possui soluções da NOVUS Automation para garantir maior segurança nos data centers onde estas operações eletrônicas são executadas.

Para reduzir ao mínimo necessário a movimentação de pessoas nos seus centros de dados, a instituição utiliza o gateway wireless AirGate Modbus e o transmissor de temperatura e umidade RHT-Air no monitoramento de temperatura local.

Cada um dos centros têm aproximadamente 1500m² e servidores e robôs que custam em torno de R$ 30 milhões. Por concentrar muitos equipamentos eletrônicos, a medição de temperatura em pontos críticos de data centers é muito importante. Ela evita aquecimentos ou excursões de temperatura que resultem em indisponibilidade dos dados.

Além dos dois aparelhos que fazem o monitoramento com comunicação wireless, a empresa financeira usa um data logger industrial multicanais FieldLogger para aquisição de dados. Assim, esses dados são tratados e supervisionados através de um software de supervisão e controle de processos industriais – SCADA.

O banco apresentou três desafios que deviam ser contemplados no projeto. Primeiramente, a impossibilidade da criação de uma nova infraestrutura para a comunicação dos sensores. O uso do RHT-Air com o AirGate Modbus se mostrou uma solução perfeita.

O transmissor de temperatura e umidade RHT-Air é totalmente sem fio, o que permite a configuração e leitura dos parâmetros, por rede wireless em até 1 km. Como não precisa de cabos, sua instalação é simples e, em uma eventual necessidade de ampliar a rede de telemetria, bastará fixar o novo sensor no local e configurá-lo à distância. O RHT-Air opera em uma rede de wireless própria, sem necessidade de utilizar a estrutura de TI da empresa, permitindo operação stand alone.

Para controlar a temperatura nos data centers, a solução deveria ser compatível com automação de mercado, não podendo ser executada com protocolos proprietários e não expansíveis. O AirGate Wireless, gateway desenvolvido especialmente para criar redes de sensores sem fios, pode ser utilizado como extensor de rede RS485 Modbus. Ele oferece flexibilidade e escalabilidade para as diversas redes pertencentes a uma mesma instalação. A segurança no tráfego de dados está garantida pela criptografia de 128 bits. Utiliza faixas de frequência disponíveis de menor interferência, oferecendo estabilidade e confiabilidade no link de comunicação.

Finalmente, o cliente exigia uma solução turn key. Isso quer dizer que a NOVUS, através do setor de Engenharia de Aplicação deveria desenvolver toda a estrutura da solução: planejamento, desenvolvimento e entrega final. O projeto em modelo turn key apresentado contou ainda com assistência e garantia por 12 meses.

Resultados além do esperado

Foram aproximadamente quatro meses de trabalho até o funcionamento da solução proposta para a melhorar a segurança no data center. Além de cumprir com o objetivo principal do banco, isto é, diminuir a quantidade de acessos ao data center e,  garantindo transações e geração de dados, ainda trouxe outras vantagens para o cliente. Com um sistema de medição por sensores, os registros são mais confiáveis e é possível realizar estudos detalhados, por meio dos relatórios gravados. Também foi possível integrar os sensores com a automação do sistema de HVAC da instituição financeira, gerando economia e respostas rápidas em casos de excursões de temperatura.

Quer saber mais sobre registro de temperatura e umidade? Então veja também este vídeo que nossos especialistas criaram para você!