5 curiosidades sobre a NOVUS

Clientes, parceiros, colaboradores e até mesmo fornecedores já conhecem a ética, a tecnologia e a qualidade dos produtos NOVUS. Mas poucos conhecem alguns detalhes curiosos sobre a empresa que está completando 40 anos em 2022.

Para começar a contar um pouco mais da história da NOVUS, listamos cinco curiosidades:

1. Já teve sua sede em 5 endereços diferentes

A primeira sede da empresa remete à trajetória de gigantes do mercado mundial de tecnologia: uma garagem. O espaço acolhia alguns equipamentos necessários para a produção dos instrumentos eletrônicos com pouca folga. Quando os três primeiros colaboradores e sócios estavam presentes, era preciso revezar quem ficaria no ambiente destinado à empresa.

Logo, a NOVUS mudou-se para o segundo andar de uma residência ao lado da primeira sede, onde permaneceu por alguns anos. O terceiro endereço, na Rua Ramiro Barcelos, bairro Floresta, já abrigava uma linha de produção mais estruturada e espaços com divisórias para os diferentes setores da empresa.

Após mais de 10 anos no terceiro endereço, a NOVUS mudou-se para a rua Álvaro Chaves, também no bairro Floresta, em Porto Alegre. Por fim, em 2018, iniciou suas atividades na sede própria. O prédio foi projetado e construído especialmente para abrigar sua operação com conforto para os colaboradores de todos os setores e está localizado no Parque Canoas de Inovação.

2. A NOVUS nasceu como E.CI

Quando foi criada por dois professores do Instituto de Física da UFRGS, a empresa se chamava E.C.I: Equipamentos Científicos e Industriais. Além de longo, o nome costumava ser pronunciado erroneamente como “E-SSÍ”.

O nome NOVUS foi introduzido aos poucos após quase dez anos anos como E.C.I . Era muito importante que o novo nome fosse fácil de pronunciar em diferentes línguas, já que os eletrônicos produzidos em Porto Alegre ganhavam cada vez mais espaço no mercado internacional.

3. O primeiro cliente a comprar peças em quantidades grandes foi a Springer-Carrier

Uma equipe de engenheiros da antiga Springer-Carrier, hoje Midea, conheceu a NOVUS ainda em seus primeiros anos de atuação e viu potencial para que a fabricante de eletrônicos suprisse uma demanda específica para a produção de condicionadores de ar.

Assim, a Springer foi o primeiro cliente a comprar, mensalmente, mais de trezentas unidades de dispositivos fabricados pela NOVUS.

4. A primeira peça a ir para o mercado foi um controlador de temperatura

Um parceiro comercial fiel até hoje foi o primeiro fabricante de fornos a oferecer seu maquinário com controladores de temperatura da NOVUS instalados. Essa parceria com a Irmãos Sanchis vem desde o início da história como E.C.I e os fornos deste fabricante ainda usam os nossos controladores.

5. 40 anos depois do primeiro controlador, a NOVUS está lançando uma completa inovação neste segmento

Controladores de temperatura fizeram parte da fundação da NOVUS e permitiram que a empresa pudesse se manter e crescer ao longo das últimas quatro décadas. Na última década, a equipe de engenheiros e desenvolvedores vem trabalhando em um dispositivo de controle completamente inovador e nunca antes visto no mercado de eletrônicos.

A inovação está no DNA da NOVUS e a empresa segue confiando em sua tecnologia para seguir relevante no mercado. O novo controlador traz um conceito inédito e para saber mais detalhes basta se inscrever para acompanhar o lançamento ao vivo.

ACOMPANHE O LANÇAMENTO DO N20K48

 

Leia também:

Registro de dados em saneamento: como ter maior controle e evitar perdas excessivas

NOVUS amplia ranges de transmissor de ultra baixa pressão diferencial ideal para salas limpas 

Customização e redução de custos: os benefícios do micro CLP DigiRail NXprog