Conheça as vantagens de um micro CLP

Há uma citação famosa que lembra: “não é possível resolver problemas com a mesma mentalidade que os criou”. Pensando em desafios em diferentes segmentos da indústria, olhar para além do tradicional pode ser a saída mais inteligente para solucionar entraves na automação industrial.

Avanços da tecnologia não acontecem apenas quando surge algo completamente novo de uma garagem ou laboratório de desenvolvimento. Inovar também consiste em combinar aquilo que já existe para criar algo diferente, mais ágil, mais acessível e, por que não, mais interessante.

A tradicional aplicação dos CLPs para resolver desafios da engenharia de automação é, com certeza, um caminho para resolver muitos problemas em operações industriais. Mas pode ser, também, uma alternativa demasiadamente cara e com recursos que não são necessários, tornando o investimento ainda mais custoso.

Então por que não resolver problemas complexos com soluções de alta adaptabilidade?

Flexibilidade em processos industriais é uma característica muito requisitada e nem sempre fácil de se atingir. Foi pensando em uma gama de questões delicadas por sua especificidade que a NOVUS desenvolveu o DigiRail NXprog, um versátil dispositivo de I/O programável em C/C++.

Vantagens da linguagem C/C++

Amplamente utilizada desde a década de 1980, C++ é uma das extensões ou linguagens desenvolvidas a partir de C. Outra, também muito conhecida, é C#. De acordo com a plataforma Coding Nomads, é a quarta linguagem de programação mais solicitada em vagas de emprego nos Estados Unidos em 2022.

via GIPHY

C++ é uma linguagem de programação open source e orientada a objetos, podendo ser utilizada tanto como linguagem de máquina quanto para softwares. A flexibilidade em combinar funcionalidades encontradas em linguagens de baixo nível com as abstrações de uma linguagem de alto nível, mais próxima da comunicação humana, é a principal vantagem de C++.

Por essas características mistas, pode ser considerada tanto uma linguagem de alto nível quanto de baixo nível e possui bibliotecas e funções que garantem códigos estáveis, seguros e de alta performance.

A ampla adoção de C/C++ pelo mercado em inúmeros ambientes de desenvolvimento (aplicativos, cinema, jogos e hardwares) é uma comprovação da confiança no desempenho desta tecnologia. E há ainda mais vantagens:

  • A curva de aprendizado é baixa se comparada à de outras linguagens de programação
  • Não exige ambientes potentes de desenvolvimento
  • Tem processamento rápido e performático
  • É usada em muitos sistemas de alto desempenho

 

Micro CLP programável: a solução na medida certa

Proporcionar as principais funcionalidades de um CLP com custo reduzido é uma das vantagens ao considerar um micro CLP para aplicações industriais. Outro diferencial está na tecnologia aplicada ao dispositivo. Tradicionalmente CLP’s usam Ladder, uma linguagem robusta, com lógicas aplicáveis ao ambiente industrial, porém com limitações.

Já C/C++, uma linguagem mais flexível e poderosa, adaptada da computação para dispositivos com arduino, traz benefícios de customização para detalhes e especificações únicas em operações industriais. Quase qualquer função do equipamento é customizável para ler as entradas e saídas que o processo necessita.

Aliás, a placa arduino separa de maneira lógica e fácil de ler as entradas analógicas de um lado e digitais de outro. Sua facilidade e alta adaptabilidade a inúmeros usos, por vezes, é entendida como típica de uma ferramenta simplória, limitada ou mesmo frágil. A verdade é que a simplicidade da placa alinhada com a robustez do case para uso industrial compõem um dispositivo de alto desempenho como nenhum outro no mercado.

Um micro CLP com arduino, como o DigiRail NXprog, é incrivelmente versátil por sua capacidade de customização e ótimo custo benefício. E justamente por ser programável em C/C++, há uma infinidade de códigos em bibliotecas gratuitas, proporcionando rápida configuração e comissionamento dos dispositivos.

A característica de ser uma lógica de programação dinâmica garante uma infinidade de tutoriais e códigos prontos para algoritmos complexos e também operações mais simples. Confira algumas possibilidades de programações nestes dois links:

https://blog.novus.com.br/arduino-na-industria-com-esses-videos-nos-vamos-provar-que-e-possivel/

https://blog.novus.com.br/agora-que-voce-sabe-que-arduino-na-industria-e-uma-realidade-vamos-ultrapassar-novas-barreiras-assista-os-videos/

 

Leia mais:

Varejistas têm até 20% de economia de energia com sistema que integra DigiRail Connect

Como calcular o OEE da minha fábrica? Fizemos uma planilha que vai ajudar você!

IoT na refrigeração: tendências em automação