Controlador customizado: uma possibilidade garantida pela NOVUS

Pensando em solucionar inúmeras demandas do mercado com um produto só, a NOVUS foi pioneira no mercado mundial de eletrônicos ao lançar, em 2022, o primeiro controlador modular de processos. Entenda como esse conceito disruptivo é capaz de melhorar desempenho e trazer economia para todas as aplicações compatíveis.

Modularidade é o futuro 

A ideia de dispositivos modulares é interessante pela perspectiva da economia de tempo e esforço na tomada de decisão. A partir de uma base, módulos intercambiáveis adicionam funções a um produto para suprir a demanda da aplicação. Assim, um dispositivo eletrônico modular ainda proporciona a possibilidade de mudar, alterar a configuração do equipamento, incluir novas conexões e adaptar o número de funcionalidades conforme a necessidade do momento.

Lançado há mais de um ano e já implementado em diferentes aplicações na indústria no mundo todo, o controlador modular N20K48 é o primeiro e o único dispositivo para controle de processos e controle de temperatura com a possibilidade de customização pelo cliente. Além disso, a NOVUS adotou o conceito de modularidade neste primeiro produto com a visão de ampliar as possibilidades com lançamentos periódicos de novos módulos.

 

>> Receba primeiro as novidades e lançamentos da NOVUS, inscreva-se aqui.

 

Desde seu lançamento, o controlador PID com capacidade modular já teve sua oferta de módulos ampliada. A mais recente possibilidade do dispositivo é um módulo de 16 amperes que o torna um controlador mais do que preparado para o acionamento de motores, principalmente em refrigeração.

As vantagens da customização de um controlador

Presente no mercado de dispositivos eletrônicos há mais de 40 anos, a NOVUS possui grande oferta em termos de variedades de dispositivos. Enquanto os modelos criados há mais tempo estão atualizados conforme as demandas do mercado, a variedade de opções nem sempre deixa claro quais os benefícios de um modelo específico em uma determinada aplicação.

Neste caso, um controlador modular oferece a possibilidade de obter justamente as funcionalidades necessárias no processo e facilita a escolha por uma solução. Além disso, este dispositivo se torna muito versátil e aplicável em inúmeros processos e máquinas industriais dentro da mesma empresa. A padronização também se reflete em economia de tempo de configuração.

Focando em ter o necessário para suprir a demanda de operação, economiza-se tempo em comparar todas as características de um robusto portfólio de produtos. A redução do tempo dedicado aos processos também é notável com a possibilidade de um mesmo controlador de base poder ter suas características ampliadas ou reduzidas ao acoplar ou remover os módulos.

Configurar este controlador é rápido e fácil

Além de ser um dispositivo completo com controle PID autoadaptativo, N20K48 é um controlador com bluetooth que pode ser configurado sem a conexão por cabos. QuickTune, o software dedicado para configuração de controladores, ainda possui versão mobile além de ser compatível com computadores, permitido ajustes por smartphone no local de aplicação.

Em qualquer uma de suas versões, QuickTune é um software atual e moderno que facilita a navegação do usuário, tornando muito simples a parametrização das variáveis de controle. Por fim, a configuração de controladores em lote também é uma facilidade para fabricantes que utilizam acessórios de controle em várias unidades de suas máquinas.

A família de módulos para o N20K48 está prestes a aumentar. Dessa vez, prepare-se para um controlador preparado para a Indústria 4.0.

 

Leia mais:

Controlador de processos: N1050 cumpre forma e função

7 motivos para escolher um controlador modular

IoT na refrigeração: tendências em automação