Como adotar conceitos da Indústria 4.0 e quais os benefícios

A transformação industrial em andamento é o que se conhece por Indústria 4.0. E como, de fato, este novo conceito impacta o cenário atual? Além disso, como é possível começar a se adequar e obter os benefícios da modernização? Estas respostas serão respondidas abaixo e contém a expertise da NOVUS, uma empresa de mais de 40 anos que atua no mercado global e já foi premiada por inovar com soluções para Indústria 4.0 

Assim como a transformação digital proporcionou benefícios individuais como aplicativos para quase qualquer demanda, facilidades de pagamentos e redução de burocracias, no âmbito industrial os benefícios da transformação são inúmeros e se aplicam a empresas de todos os tamanhos, incluindo pequenas empresas.  

A aplicação de conceitos da indústria 4.0 pode trazer para qualquer empresa uma variedade de benefícios e facilidades, elevando eficiência, eficácia e gestão de custos.  

Os efeitos positivos da implementação de conceitos da Indústria 4.0 

Possibilitando sistemas de controle de qualidade em tempo real, automatização de processos variados e a utilização de inteligência artificial na otimização de rotinas, propulsiona-se a eficiência em um ambiente industrial. E o somatório de pequenos investimentos na operação acabam trazendo redução de custos, melhora da qualidade do produto final e aumento na produtividade. 

Sistemas inteligentes integrados melhoram a gestão dos processos e de estoque, bem como na economia de recursos e redução de desperdícios. A integração dos fluxos ainda possibilita uma visão mais clara de gargalos, o que facilita na implementação de melhorias.  

Na NOVUS, o premiado dispositivo DigiRail OEE foi implementado para monitoramento das linhas de produção e trouxe economia de 10% após a fase de testes. Este foi o primeiro equipamento da própria empresa a ser testado internamente, abrindo caminho para um novo protocolo de teste de produtos, que hoje inclui testes em aplicações de alguns clientes antes dos produtos serem lançados.

 

Análise de dados e acompanhamento em tempo real 

Uma indústria conectada não perde tempo. Ou, ao menos, perde menos tempo que os ambientes industriais tradicionais. Quanto mais rápido é identificado um problema, um erro, uma diferença entre os dados obtidos, mais rápido é possível agir sobre o imprevisto. Mais do que isso, com a análise de dados estes erros passam a ser previsíveis – e evitáveis! 

O ganho não fica apenas nos fluxos internos. Com processos mais fluídos e mais facilmente gerenciáveis, a experiência do cliente passa a ser mais agradável. O usuário final dos produtos ou máquinas se beneficia da transparência dos dados que estão acessíveis aos responsáveis pelo atendimento.  

Eficiência e produtividade são termos-chave quando se fala em Indústria 4.0 e, não coincidentemente, são os propósitos que movem os mais diferentes setores da indústria na manutenção da competitividade no mercado. Há anos a NOVUS olha para as oportunidades de inovação, tanto internamente quanto no que oferece ao mercado de automação, controle e registro de dados, para fomentar o desenvolvimento industrial como um todo. 

 

Unindo expertises, o próximo lançamento da NOVUS vai abrir portas para que os conceitos de Indústria 4.0 sejam cada vez mais acessíveis.

 

>>>Fique sabendo primeiro, registre-se aqui para conhecer o próximo lançamento.  

 

Leia mais: 

Mitos e Verdades sobre a Indústria 4.0

NOVUS amplia seu OEE em 10% com novo produto

Como calcular o OEE da minha fábrica? Fizemos uma planilha que vai ajudar você!